sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

UMA MENTE EM DESESPERO. INTEMPERANÇAS - VIDAS INTERCRUZADAS, romance de Aurelino Jr - Fragmento QUINTO



INTEMPERANÇAS - VIDAS INTERCRUZADAS, romance de Aurelino Jr  QUINTO FRAGMENTO

   UMA MENTE EM DESESPERO

   ".....não é pelo fato de eu ter me recusado a ser examinado que eu devesse ser julgado e condenado, como se fora o mais culpados dos homens. E nem por isso devesse ter o chão retirado de sob meus pés já tão cambaleantes. 

    Se ousei desafiá-los, fora apenas porque minha visão do mundo fazia enxergá-los como meus mais ferozes algozes. 
    
    Mas suas reações devastaram em mim o pouco que ainda restara a salvo da tempestade interior que se me acometera.  Num sumário ato, destruíram mais, muito mais do que em anos e anos, meu desassossego mental conseguira fazê-lo.

   Minha mente, antes tão lúcida e brilhante, nem conseguira entender o que realmente me fizeram, nem o que se passara com a minha, agora, tão brutal realidade.

  Mas aos que ainda se enterneceram e não apenas se precipitaram em dar respostas irrespondíveis, lhes asseguro que Deus, que tudo vê, mostra Sua fala, em cada ato e em cada acontecimento, diretamente aos que ainda querem Escutá-lo."

.............


terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O RUFAR DOS TAMBORES - FRAGMENTO ESPECIAL HISTÓRICO INTEMPERANÇAS - VIDAS INTERCRUZADAS, romance de Aurelino Jr



INTEMPERANÇAS - VIDAS INTERCRUZADAS, romance de Aurelino Jr  FRAGMENTO ESPECIAL HISTÓRICO

ESCALAS DO TEMPO: Sec XVI ET 1945




    "....MINHA RAINHA, RAINHA DOS SETE MARES. ACEITE, DESTE SEU SÚDITO MAIS FIEL, ESTES SINGELOS TAMBORES E GUARDE-OS NUM LUGAR SEGURO.
          SE UM DIA, PASSE O TEMPO QUE PASSAR, A MINHA AMADA RAINHA OU A INGLATERRA, MINHA PÁTRIA, PRECISAR DE AJUDA, BASTA RUFÁ-LOS, INCESSANTEMENTE, QUE EU VIREI CORRENDO EM SEU SOCORRO."
  

          Séculos após, no final da Segunda Guerra Mundial, quando as bombas voadoras, carregadas pelos foguetes V1 e V2, precursores dos mísseis modernos, lançados da Alemanha, com autonomia para alcançar a Inglaterra,  devastavam o centro de Londres, o povo apavorado corria nas ruas buscando abrigar-se daquele verdadeiro inferno.  

         No meio desse pavor indescritível, que fazia as pessoas correrem para as estações subterrâneas do Metrô, que eram o abrigo mais seguro, a Rádio BBC de Londres transmitia, ininterruptamente, apenas o som de tambores rufando.

         E tal transmissão não era por acaso. Tinha um sentido, pois desde criança, todo súdito inglês sabia de uma história interessante havida entre um famoso pirata e sua amada Rainha.

        O som de tambores rufando era uma mensagem para que o povo não se desesperasse, pois a ajuda estava a caminho e realmente, em pouco tempo, as forças aliadas descobriram e aniquilaram as bases de lançamento dos foguetes. 

        Anos depois, em 1969, sob a direção do cientista inventor da bombas voadoras, o Projeto Apolo colocou o primeiro astronauta em solo lunar. O princípio desenvolvido naqueles foguetes passou a ser largamente utilizado em todos os lançamentos espaciais, até os dias de hoje."





O RUFAR DOS TAMBORES DO PIRATA INGLÊS

 





                     O RUFAR DOS TAMBORES NUMA LONDRES HORRORIZADA

         1945, final da Segunda Guerra Mundial.  O povo de Londres, apavorado, corria nas ruas buscando abrigar-se de um verdadeiro inferno que se abatia, trazido pelos foguetes  V1  e V2, criados pelo cientista alemão Werner Von Braun, precursores dos mísseis modernos, lançados da Alemanha com autonomia para alcançar a Inglaterra.

         No meio desse pavor indescritível, que fazia as pessoas correrem para as estações subterrâneas do Metrô, que eram o abrigo mais seguro, Rádio BBC de Londres transmitia, ininterruptamente, apenas o som de tambores rufando.

         E tal transmissão não era por acaso. Tinha um sentido, pois desde criança, todo súdito inglês sabia de uma história interessante havida entre um famoso pirata e sua amada Rainha Elizabeth I.

         O pirata mais famoso da história era Sir Francis Drake e a história era a seguinte:

         - Certa vez, tendo retornado de mais uma longa aventura singrando os mares do mundo, Drake presenteou a Rainha Elizabeth I com tambores duplos, dizendo que se a Sua Rainha ou a Inglaterra, um dia dele precisasse de ajuda, passado o tempo que passasse, bastava que ela rufasse, incessantemente, aqueles tambores que ele viria em seu socorro e de sua Pátria.

         – Portanto, voltando ao final da Segunda Guerra, a transmissão radiofônica do som de tambores rufando era uma mensagem para que o povo inglês não se desesperasse, pois a ajuda estava a caminho e realmente, em pouco tempo as forças aliadas descobriram e aniquilaram as bases de lançamento dos foguetes de Von Braun, capturando-o com vida. 

         – Anos depois, em 1969, sob a direção de Von Braun, oProjeto Apolo colocou o primeiro astronauta em solo lunar. O princípio desenvolvido em seus foguetes passou a ser,largamente, utilizado em todos os lançamentos espaciais, até os dias de hoje.

ASJ

Meu nome é Santa Maria de Belém do Grão-Pará.


Meu nome é Santa Maria de Belém do Grão-Pará.

Completo 395 anos neste dia 12 de janeiro de 2011. Nasci e cresci em volta de uma fortaleza portuguesa, instalada no ano de 1616. 

Acredito que minha maior e mais nobre vocação é assumir um destino que me torne, não só a Grande Metrópole da Amazônia, mas que eu consiga ser, com o esforço, a dedicação e o amor de todos aqueles que realmente me querem bem, um lugar mais belo, saudável e socialmente mais justo de se viver.

Somente assim poderei cumprir o meu destino de ser a mais bela e importante cidade da Amazônia. 


Aurelino Jr



domingo, 9 de janeiro de 2011

A MENINA DA LAGOA AZUL - O RETORNO PERDIDO. INTEMPERANÇAS - VIDAS INTERCRUZADAS, romance de Aurelino Jr - Fragmento QUARTO

INTEMPERANÇAS - VIDAS INTERCRUZADAS, romance de Aurelino Jr  QUARTO FRAGMENTO


A MENINA DA LAGOA AZUL - O RETORNO PERDIDO
   ESCALA DO TEMPO: 1974 (março)
   Passados quase quatro anos sem uma linha, uma notícia sequer. Desde aquela fita K7, com músicas que lembro até hoje. 

    Mas sabendo que ela estava numa cidade bem próxima e não naquela distante cidade para a qual se mudara com parte da família, não pensei duas vezes e fui até lá (sorte que tinha primos morando lá). Afinal iria rever o grande amor de minha vida adolescente (e eu então já com vinte e um anos).

   Mas chegara um mês atrasado e já soubera de plano que ela começara um namoro, ou seja, há um mês.

   Bem, mesmo assim fui conversar, mas a conversa foi fria. Afinal, muitas mágoas pelo silêncio de quase quatro anos e das notícias de que eu estava namorando com "todas". Não deu em nada a conversa, mostrando que não se deve ir com muita expectativa nesse campo. A frustração é quase sempre certa.

   No retorno, no barco, a surpresa pela coincidência agendada pelos anjos de plantão: Lá estava ela. Tinham lhe incumbido de um trabalho na cidade grande, pelo emprego novo na administração municipal. E eu antecipara meu retorno pela perda súbita de meu avô materno.

   Com a força que as coisas assumem quando têm que acontecer, os olhos nos olhos, no matar a sede dos beijos reprimidos e como cenário a paisagem exuberante dos rios amazônicos. "o barco, meu coração...."
  
   Mas a vida real nos aguardava na cidade grande e o porvir nos afastaria ainda mais, remetendo às brumas do tempo a magia inolvidável daqueles breves instantes.

             ......

PARTIDA PREMATURA - INTEMPERANÇAS - VIDAS INTERCRUZADAS, romance de Aurelino Jr - Fragmento Terceiro

FRAGMENTO TERCEIRO - PARTIDA PREMATURA 
ESCALA DO TEMPO: 1996
                
        O telefonema, uma amiga em comum chorando: "nosso amigo está mal, desacordado, tirei-o da cama, de ambulância ,e levei-o para o Rocha Maia, aquele que fica ao lado do Pinel.  Ele estava na cama há uma semana e proibira os da casa de avisar os amigos ou parentes.  Se não fosse uma vizinha alertá-los que poderiam ser responsabilizados, eu não teria sido avisada."
  
        Obrigado por me avisar, eu sabia que ele estava com problemas de saúde. Falei com ele ainda na clinica, no final da semana passada e combinei que pela terça ligaria, pois na segunda ele não iria trabalhar por causa de um exame de biópsia. Liguei na terça e havia um recado que só retornaria na quinta, mas que me ligaria mais tarde.  Não ligou, nem na terça e nem na quarta.  Então liguei para um amigo que morava no Leblon e pedi que fosse até seu endereço. 

       Mas alguns dias depois: Desde ontem ele apresentou considerável melhora, mas quando voltou à consciência brigou comigo, mas não estava brincando não. Disse-me que eu não tinha o direito de tê-lo socorrido, pois ele tinha feito o pessoal prometer que não avisasse ninguém. Disse,olhando direto nos olhos, que não tinha jeito e que eu só tinha conseguido adiar.

      Caramba, fiquei impressionada com essa atitude dele. Se bem que ele sempre teve um caráter forte, independente e ele deve saber o que estava dizendo, pois, profissionalmente, ele lida com doentes terminais. Aliás, ele é considerado um especialista nesse ramo da psicologia.

     Mas antes desse diálogo com a amiga comum, meu amigo do Leblon fora lá(na quarta) e disse que ele o recebeu bem e pediu que eu não me preocupasse, pois no sábado daria um jeito de me telefonar. Ele estava muito abatido, mas, durante toda a conversa não largou o cigarro.    

    Mas passados alguns dias:

   Nosso amigo foi-se. Mas até ontem parecia que iria sobreviver, tinha passado alguns dias bem disposto, após sair da UTI e já estava se alimentando e até recebera muitas visitas. Não tinha nenhuma idéia de que era tão querido, muita gente o procurou,  inclusive médicos e colegas psicólogos.

......          

"DEUSA GREGA" ENLOUQUECIDA -INTEMPERANÇAS - VIDAS INTERCRUZADAS, romance de Aurelino Jr - Fragmento Segundo

 FRAGMENTO SEGUNDO  -  "DEUSA GREGA" ENLOUQUECIDA
ESCALA DO TEMPO - 2001

Resultado de imagem para deusa enlouquecida
Imagem meramente ilustrativa - FONTE:   http://eventosmitologiagrega.blogspot.com.br/2010/07/persefone.html


               Ela, de beleza estonteante, a tez morena e negros cabelos, próximo às seis horas da tarde tranca-se na sala e irredutível recusa-se a sair. 

Aos gritos: "eu não acredito em você. Se você me amasse mesmo não me deixaria assim, tantas vezes sem a tua companhia"

              "Eu só vou sair quando você provar que me ama de verdade e que eu sou a coisa mais importante de sua vida." 

Entremeados aos estridentes gritos, o som de copos estourando na parede. 

               Ao toque da campainha, com ares de gongo salvador, uma inesperada visita.  Inesperada, mas oportuna: 

"onde ela está? preciso conversar com minha amiga. 

Só um momento, pois ela teve uma pequena indisposição e...." 

Surpreendentemente, como se tudo estivesse tranquilo, ela  irrompe no ambiente a largos sorrisos com trocas de beijos e palavras afáveis: 

"Oi, tudo bem, que surpresa a visita, mas vejo que já estás  conversando. Me aguarda só um momento, já volto."   

 Ao toque do telefone, uma voz crispada pela raiva: 

"Manda ele embora, dá uma desculpa. Não adianta, nem amigo, nem ninguém. Vamos terminar o que começamos, senão eu vou fazer uma desgraça agora mesmo...."                        


               ..........