sábado, 26 de junho de 2010

PERSONALIDADES INFLUENTES - JEAN-JACQUES SERVAN-SCHREIBER

LINK SOBRE O PERSONAGEM:


http://memoriarecenteeantiga.blogspot.com/2006/11/jean-jacques-servan-schreiber-1924.html


        Servan-Schreiber esteve no Brasil, em dezembro de 1985, ministrando palestras em São Paulo, Recife, Salvador e Brasília, como convidado pela Rhodia e Exame, no encontro "Ano 2000 - O Desafio Brasileiro". Concedeu à Revista Exame, de 25/12/1985, entrevista com o título ANO 2000 - 0 DESAFIO BRASILEIRO, na qual discorre sobre as oportunidades que Brasil teria se investisse pesadamente no aproveitamento dos recursos informatizados, não somente na educação dos jovens, mas também na formação do adultos.





* Excerto da entrevista:  

       "...O verdadeiro problema são os milhões de jovens que vocês formam ou deixam de formar todos os anos. Os projetos espetaculares como Carajás e Itaipú não terão valor a não ser que os jovens sejam primeiramente educados e os homens formados.  Eu não falo somente da educação escolar, mas da educação permanente, que não pára, e que é exatamente a que permite a revolução científica que estamos vivendo. ...."

        Tem razão, Servan-Schreiber, ao se referir à formação, além da educação, que ao meu ver supera a noção de especialização - que se aproxima muito mais do conceito de adestramento - para alcançar uma essência próxima à lapidação humana, na qual o que mais se aproxima é o conceito configurado no termo alemão "Bildung".
        O investimento mais rentável é o que se destina ao ser humano, que deve ser a razão de ser de tudo. Somente assim construiremos uma grande nação.

Aurelino Santos Jr.   

* Do meu acervo