domingo, 8 de junho de 2014

TORDESILHAS - CARTA ABERTA ÀS CIDADES DE LAGUNA DE SANTA CATARINA E SANTA MARIA DE BELÉM DO GRÃO PARÁ



TORDESILHAS - CARTA ABERTA ÀS CIDADES DE LAGUNA DE SANTA CATARINA E SANTA MARIA DE BELÉM DO GRÃO PARÁ





"BELÉM-PA E LAGUNA-SC – CIDADES HISTORICAMENTE IRMÃS E LIGADAS PELO MERIDIANO DE TORDESILHAS


        Tordesilhas, um meridiano histórico que irmana, para sempre, as cidades de Belém-PA e Laguna-SC, constituindo-as nas fronteiras norte e sul dessa linha divisória do, então chamado, "Novo Mundo".

      Resta-nos reconhecer que Laguna soube, com muita propriedade, capturar e inserir, em sua cultura, no decorrer do tempo havido desde sua fundação entre os anos 1676 e 1684, por Domingos de Britto Peixoto,  a relevância de ser a fronteira sul do Meridiano do Tratado Tordesilhas.

      Mas, quando, em 2011, as "teias da história e do destino" arrumaram a oportunidade da vinda à Belém, de um Prefeito de Laguna, para participar do 3º Encontro Nacional das Cidades Históricas e Turísticas e com a sua brilhante apresentação, chamar-nos a atenção para a oportunidade ímpar de resgate à nossa querida Belém, após quase quatrocentos anos,  de um lugar e de uma posição histórica que sempre foram nossos (desde o ano de 1616), que é o de ser, no continente sul americano, ao lado de Laguna, no Sul,  a Fronteira Norte do Tratado Tordesilhas.

       O primeiro passo rumo a esse inadiável resgate, seria a formalização de  um tratado ou convênio, entre as duas cidades, que nos reconheça e confira a condição de "Cidades-Irmãs de Tordesilhas”.

       E aí, na posição geográfica exata onde passa o meridiano, deveríamos pensar a construção do "Memorial Belém-Fronteira Norte de Tordesilhas".

      Para início dessa missão histórica para a cidade de Belém, nossos historiadores, assim como os professores e estudantes do Curso de História da UFPª ou de outras entidades superiores poderiam dar uma inestimável ajuda e com a humildade de reconhecer que só teremos a aprender, solicitamos por meio desta CARTA ABERTA à nossa cidade-irmã Laguna (que já está muito na frente, nesse resgate), toda a  ajuda nesta missão.

     Sabemos, pelo caráter histórico mundial desse verdadeiro marco da fase de expansão do chamado "Novo Mundo", que conferiu validade jurídica e plenos direitos à Portugal, sobre as terras descobertas por Cabral, que as fundações de Belém(1616) e Laguna(1676-1684), justamente, nessa posição geográfica estratégica, já evidenciavam a intenção, pelos portugueses, da transposição de Tordesilhas.

     Por isso, as fundações de ambas as cidades, bem na linha de fronteira, que era Tordesilhas, representaram, sem dúvida alguma, o primeiro passo para a expansão territorial lusitana, que resultaria na construção dos fundamentos da Nação Brasileira.

     Entendemos, pois, que as duas cidades poderiam ter, de pleno acordo, Memoriais Internacionais (Gêmeos) de Tordesilhas, referindo serem as fronteiras norte e sul desse Tratado, trazendo posteriormente para essa aliança a própria cidade castelhana de TORDESILHAS, onde em 7 de junho de 1494 foi assinado o tratado de mesmo nome, que até hoje é reconhecido como uma das mais brilhantes atuações diplomáticas da “Casa Portuguesa”, em toda a História das Civilizações.  

O RESGATE DO "OURO DO PASSADO" DE UMA CIDADE, REGIÃO OU PAÍS CONSTITUI UMA OPORTUNIDADE ÍMPAR DE CULTIVAR NO SEIO E NA ALMA DO POVO O MAIS PROFUNDO AMOR POR SUA HISTÓRIA E PELA PRÓPRIA TERRA


BELÉM DO PARÁ, 7 de junho de 2014, nos 520 anos do TRATADO DE TORDESILHAS.


Aurelino Santos Jr.

MARCO DE TORDESILHAS EM LAGUNA-SC, CONSTRUÍDO EM 1975 COM O PATROCÍNIO DO ROTARY, LIONS E MAÇONARIA

Links relacionados:

http://aurelinojr.blogspot.com.br/2014/06/07-de-junho-de-2014-520-anos-do-tratado.html