quinta-feira, 31 de março de 2016

O DIA QUE DUROU 21 ANOS
Filme completo






DA HORA E, ABSOLUTAMENTE, DO DIA!
POR UM SENTIDO DE BRASIL.

Registro de tempo: 1984, pouco antes do advento da chamada "Nova República"

Numa conversa corriqueira, durante uma solenidade alusiva à data de hoje, questionei um amigo e colega dos tempos em que éramos de um conglomerado de empresas de grande porte, nas áreas de mineração, metalurgia, papel e celulose, ele coronel da reserva e chefe da segurança e eu advogado, o porquê que quando os seus colegas de farda tomaram o poder não aplicaram no país as medidas de geopolítica que foram objeto e conclusão de densos estudos, inclusive na ESG-Escola Superior de Guerra, mas que foram elaborados, também, por brilhantes militares* desde o século XIX e que promoveriam a efetiva integração nacional deste país de dimensões continentais.

Tais medidas constituíam a interligação das bacias hidrográficas com uma rede de trens eletrificados e uma teia de hidrelétricas menores, mas estrategicamente distribuídas pelo território nacional, assim como um pesado investimento na navegação de cabotagem, tudo isso integrado com uma malha rodoviária de alta capilaridade.
No que ele me respondeu:

" Ah! Nós só fizemos segurar a "vaca", mas os paisanos foi que aproveitaram."

* Referência ao magistral e esquecido trabalho denominado "Navegação Interior do Brasil, do Marechal, físico, matemático, geógrafo e engenheiro José Eduardo de Moraes, estudo encomendado por D. Pedro II e apresentado em Paris-FR, em 1869.


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