sábado, 7 de junho de 2014

07 DE JUNHO DE 2014 - 520 ANOS DO TRATADO DE TORDESILHAS - BELÉM E LAGUNA


BELÉM E O TRATADO DE TORDESILHAS, A HISTÓRIA QUE PRECISA SER RESGATADA





MARCO DE TORDESILHAS EM LAGUNA-SC




NO DIA 07 DE JUNHO DE 1494 FOI ASSINADO O TRATADO MAIS IMPORTANTE DO NOVO MUNDO. ESSA LINHA SIMBÓLICA QUE DIVIDIU O MUNDO DE ENTÃO ENTRE ESPANHA E PORTUGAL. O MERIDIANO DE TORDESILHAS PASSAVA À 370 LÉGUAS A OESTE DO ARQUIPÉLAGO DE CABO VERDE E CORTAVA A AMÉRICA DO SUL NO TERRITÓRIO BRASILEIRO, ATRAVESSANDO AS CIDADES DE BELÉM DO PARÁ E DE LAGUNA EM SANTA CATARINA.


NO ENTANTO, DECORRIDOS 520 ANOS, SOMENTE A CIDADE DE LAGUNA, PROCEDEU À CONSTRUÇÃO DE UM MARCO SIMBÓLICO E DE UM MEMORIAL DO TRATADO DE TORDESILHAS COM UM PROJETO DE MUSEU MULTIMÍDIA (INACABADO).

POR SEU LADO, NA CIDADE DE BELÉM ( FUNDADA EM 12 DE JANEIRO DE 1616), PRÓXIMA A COMPLETAR 400 ANOS, NÃO SE TEM REGISTRO DE TER HAVIDO QUALQUER REFERÊNCIA A ESSE TRATADO QUE REPRESENTA A PRÓPRIA CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO BRASIL.

"TORDESILHAS, É, ANTES DE TUDO, UM GRANDE E PERENE EXEMPLO DE COMO DISPUTAS E CONFRONTOS, ENTRE PAÍSES, PODEM SER DIRIMIDOS, MEDIANTE UMA SOLUÇÃO PACÍFICA. 

PORTUGAL E ESPANHA, AS SUPERPOTÊNCIAS DO SÉCULO XV, ENSINARAM ESSA LIÇÃO AO MUNDO E À HISTÓRIA. UMA GRANDE LIÇÃO DE CIVILIZAÇÃO, QUE OS PAÍSES DE HOJE DEVERIAM JAMAIS ESQUECER"


"PAX - PIECE - PAZ"



BELÉM E LAGUNA

Em 2011, por ocasião de um evento sobre cidades históricas e turísticas, realizado em Belém do Pará, tive a oportunidade de assistir a uma apresentação da prefeitura de Laguna-SC sobre o tema Tratado de Tordesilha, que possui um marco simbólico desde o ano de 1975 e estava em construção um Memorial de Tordesilhas, num projeto museográfico multimídia, aprovado pelo IBRAM-Instituto Brasileiro de Museus, com amparo de várias entidades e investimentos empresariais amparados na Lei Rouanet.



Fragmento de vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=lFZBJJPZwhA


Posteriormente ao evento conversei com o gestor municipal de Laguna sobre o fato de que na cidade de Belém não lembrava de ter havido qualquer marco ou referência ao citado tratado e que isso sempre me causava espécie, pois todos os estudantes do Brasil sabiam e isso era consolidado na História que o meridiano de Tordesilhas atravessava as cidades de Belém do Pará e Laguna, em Santa Catarina.



No dia seguinte do evento elaborei uma manifestação que foi lida no encerramento do evento pelo então Presidente da BELÉMTUR e do COMTUR-CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO, o Wady Kayath, que pode ser conferida no vídeo a seguir:



MISSÃO LAGUNA - A PARCERIA DE TORDESILHAS
MISSÃO DE INTERESSE TURÍSTICO, HISTÓRICO E CULTURAL -
A REDESCOBERTA DO TRATADO DE TORDESILHAS E A PARCERIA COM A CIDADE DE LAGUNA
BELÉM E LAGUNA, EM PARCERIA, ESTABELECENDO AS FRONTEIRAS NORTE E SUL DO TRATADO MAIS IMPORTANTE DO, ENTÃO, CHAMADO "NOVO MUNDO".


http://aurelinojr.blogspot.com.br/2011/05/belem-do-para-fronteira-norte-de.html



https://www.youtube.com/watch?v=_JahzeNsPLw



Após essa manifestação sobre um fato histórico tão relevante para a cidade de Belém, embora, absolutamente, esquecido, fui convidado a integrar o Conselho de Turismo do Município o que foi concretizado mediante decreto do Chefe do Poder Executivo Municipal. Nesse meio tempo o prefeito de Laguna convidou para que um representante de Belém visitasse aquela cidade com vista a discutir uma parceria com o objetivo de dar maior destaque ao assunto Tordesilhas.

Coincidentemente, estava escalado para participar de dois eventos de âmbito nacional, um do CONCCAP-Congresso Nacional dos Conselhos de Autoridade Portuária e o outro do Congresso Nacional da ABMP-Associação Brasileira de Municípios Portuários, em razão de ser o representante dos municípios de Belém, Santarém e Barcarena perante o Conselho de Autoridade Portuária (CAP), ambos na cidade catarinense de Itajaí, sendo que o interregno de dois dias entre um evento e outro possibilitou minha ida à Laguna, distante cerca de 200 KM.

Minha viagem à Laguna foi debaixo de chuva constante, pela BR-101, saindo de Itajaí, na manhã do dia 30 de agosto de 2011. Vencendo os mais de 200 KM que separam as duas cidades e graças ao GPS do celular, conseguimos chegar, pois o motorista errou o caminho e passou da entrada de Laguna-SC, indo em direção à Imbituba-SC. Justo no momento em que eu desliguei o aparelho, para economizar a bateria.

De qualquer forma chegamos e fomos direto para o PALÁCIO TORDESILHAS, no gabinete do Prefeito Célio Antônio e aí descemos para a praça em frente à Prefeitura, eu e o Prefeito, e protagonizamos uma cena insólita (pegamos chuva juntos para tirar foto no marco de Tordesilhas). Essa foto foi feita pelo pessoal da comunicação social que tirou várias e meu cabelo molhando e o frio de uns 12º C. Quando ele quis usar minha máquina eu desisti, ia molhar mais. Posteriormente eles me enviaram a foto.

COM O PREFEITO DE LAGUNA NO MARCO DE TORDESILHAS




PLACA COMEMORATIVA DOS 500 ANOS DO TRATADO DE TORDESILHAS



COM O PREFEITO DE LAGUNA-SC, CÉLIO ANTÔNIO E CÉLIA DA CASA DA CULTURA (a Celinha da Cultura)


Em seguida, seguimos para o Memorial de Tordesilhas, um projeto museológico com a conclusão prevista para fevereiro de 2012, com estímulo da Lei da Cultura (Rouanet). Um prédio de dois pavimentos, todo voltado para contar a história desse Tratado que é a verdadeira certidão de nascimento do Brasil. O Memorial terá espaços sensoriais para pessoas com perdas visuais e auditivas.

MEMORIAL DE TORDESILHAS - O PROJETO MUSEOGRÁFICO DE LAGUNA


O Prefeito Célio relatou-me que irá em outubro à cidade espanhola de Tordesilhas para receber, em mãos, a réplica certificada de toda a documentação pertinente ao Tratado de Tordesilhas, inclusive, o próprio tratado, que foi assinado na data de 7 de junho de 1894 e ratificado, no mesmo ano, em 02 de setembro, por Aragão e Castela de Espanha e em 05 de setembro, por Portugal.

Contou-me, ainda, o Prefeito que o interesse da cidade castelhana de Tordesilhas foi muito grande, tendo também, a Ilha da Madeira demonstrado vivo interesse pelo trabalho que está sendo feito em Laguna, tanto que já ocorreu uma apresentação desse trabalho, a convite da referida ilha.

Firmamos então os entendimentos da parceira entre Belém e Laguna, para considerarmo-nos Cidades Irmãs em Tordesilhas, com a pretensão de trazer para essa parceria a cidade castelhana de Tordesilhas e a Ilha da Madeira, de forma que procedamos um resgate da história que nos liga a esse episódio tão importante para a história do Novo Mundo.


REGISTRO DA VISITA À LAGUNA (Vídeo)

https://www.youtube.com/watch?v=VzSsz1hk_3E




LAGUNA-SC, PREFEITO CÉLIO ANTÔNIO FALANDO SOBRE O MUSEU/MEMORIAL DE TORDESILHAS. (vídeo)


https://www.youtube.com/watch?v=VzSsz1hk_3E





 COM CELINHA E POLIBA (este o guia oficial de turismo, de Laguna)

Poliba, o primeiro guia turístico de Laguna, com um domínio extraordinário sobre fatos e detalhes da rica história daquela bela cidade. Poliba  ama Laguna com um amor que contagia os visitantes. Obrigado Poliba.  Foi muito bom pegar chuva em Laguna, numa temperatura de 16º C.  e conhecer um tesouro histórico,  absolutamente, inesquecível.      Coisa para contar para os netos.


                               Sobre Poliba:   http://www.bizz.com.br/noticias/poliba-o-primeiro-guia-turistico-de-laguna-426/



CELINHA, NA PARTE ESPANHOLA E EU NA PARTE PORTUGUESA DO MUNDO









RELATÓRIO DO ASSUNTO TORDESILHAS AO CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DE BELÉM (FRAGMENTO DE VÍDEO)



AINDA NO COMTUR (vídeo)
https://www.youtube.com/watch?v=zj29bTVwMJc







terça-feira, 3 de junho de 2014

O FUTEBOL, AMÁLGAMA DA ALMA NACIONAL



O FUTEBOL BRASILEIRO REVESTE A CONDIÇÃO DE INCONTESTE SÍMBOLO POPULAR E EMOCIONAL DA NAÇÃO, TENDO SUA LEGITIMIDADE ABRIGADA NO PANTEÃO DA PRÓPRIA ALMA DO POVO QUE COMO TAL O ELEGEU E CONSAGROU, INDEPENDENTE DE CONSTAR OU NÃO ESSA CONDIÇÃO NA CARTA MAGNA, COMO OS DEMAIS SÍMBOLOS NACIONAIS.
_______________________________________________________________________________






LINK DA IMAGEM: http://st.gdefon.com/wallpapers_original/wallpapers/283506_sport_futbol_myach_oboi_2560x1600_(www.GdeFon.ru).jpg


FUTEBOL DA GENTE


 Lembro muito bem do ambiente da Copa de 1970, com o plantel armado, basicamente, por João Saldanha e aproveitado pelo "velho lobo", vindo a Seleção Canarinha de duas campanhas brilhantes, a de 1958 e 1962, onde no meio da empolgação nacional surgiam algumas vozes ditas intelectualmente abalizadas que nos incutiam que o futebol só mobilizava toda a sociedade em países que apontavam como subdesenvolvidos e que na próspera e civilizada Europa isso não acontecia, não com essa verdadeira catarse coletiva, enfim impingindo-nos um sentimento de inferioridade ou como no dizer de Nelson Rodrigues o "complexo de vira-lata"

     Nas copas posteriores, justo nos países ditos desenvolvidos do velho continente, presenciou-se uma negação dessa inferência, quando a possibilidade de conquista da Taça pela seleção alemã, numa das copas europeias, contagiou o povo desse país que então passava por uma situação difícil decorrente da sua reunificação, com a queda do muro de Berlim, que resultou numa estagnação de crescimento por cerca de sete anos, tudo para  não arrastar a banda pobre oriental para o resto da vida.

    Noutra Copa, foi a vez da França render-se ao contágio desse esporte, mostrando que essa alma, independe de ser o país rico ou pobre, e que está ligada à própria natureza humana que é imutável, seja num grego ou num aborígene, num executivo de alto padrão técnico de Wall Street ou num Iamomâmi.  As glórias futebolísticas de Michel Platini, mas, principalmente, de Zinédine Zidane serviram como bálsamo e ao mesmo tempo um oxigênio revitalizador para a autoestima dos emigrantes, afinal reconhecidos no panteão dos grandes filhos da pátria gaulesa.

  Muitos debruçaram-se em estudos sobre a importância  e seu significado para as pessoas  e para as nações, na denominada Sociologia do Futebol, de um esporte  que empolga, mas ao mesmo tempo faz outros exudarem e até vociferarem visões e opiniões deletérias que, não raras vezes, muito mais dizem e expõem sobre quem opina do que sobre seu pretendido objeto,  além do fatal comprometimento de seu próprio Índice Geral de de Felicidade Bruta.

   Noutros tempos de revezes em que não estávamos nas graças dos impiedosos “deuses do futebol”, lembro de, após mais uma desclassificação da Seleção, um deputado que a história não registrou ter assumido a tribuna parlamentar para dizer:

 “ A inflação galopante corrói os ganhos do trabalhador e a Seleção perde vergonhosamente na Europa. Coitado do povo brasileiro, sem pão e sem circo.” 

Mas noutra frase de incontestável sapiência divina não ouvíramos também “nem só de pão vive o homem? 

Bola rolando, relaxem que haverá tempo para as paixões não futebolísticas. Haverá tempo, também para tudo, inclusive para viver.

______________________________________________



Música especial de referência:
Balada nº 7 - Mané Garrincha
Moacyr Franco
Composição: Alberto Luiz 




LINK: https://www.youtube.com/watch?v=7O09jB2ot78

Sua ilusão entra em campo no estádio vazio, 
Uma torcida de sonhos aplaude talvez, 
O velho atleta recorda as jogadas felizes, 
Mata a saudade no peito driblando a emoção. 

Hoje outros craques repetem as suas jogadas, 
Ainda na rede balança seu último gol, 
Mas pela vida impedido parou, 
E para sempre o jogo acabou, 
Suas pernas cansadas correram pro nada, 
E o time do tempo ganhou. 

Cadê você, cadê você, você passou, 
O que era doce, o que não era se acabou, 
Cadê você, cadê você, você passou, 
No vídeo tape do sonho, a história gravou. 

Ergue os seus braços e corre outra vez no gramado, 
Vai tabelando o seu sonho e lembrando o passado, 
No campeonato da recordação faz distintivo do seu coração, 
Que as jornadas da vida, são bolas de sonho 
Que o craque do tempo, chutou.


HINO EMOCIONAL NACIONAL - BELÉM DO PARÁ




LINK: https://www.youtube.com/watch?v=xvVt9RC3M7I