terça-feira, 31 de dezembro de 2013

NO LIMIAR DE 2014 - MÚSICA PARAUARA


" O TEMPO TEM TEMPO DE TEMPO SER, O TEMPO TEM TEMPO DE TEMPO DAR, AO TEMPO DA NOITE QUE VAI CORRER, O TEMPO DO DIA QUE VAI CHEGAR"

Grande Ruy Paranatinga Barata et seu filho Paulo André Barata



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PAUAPIXUNA

https://www.youtube.com/watch?v=rej7_-RPt0s























domingo, 29 de dezembro de 2013

FORÇA E CORAGEM – A GRANDE BATALHA INTERIOR


Prezados (as)


Outro dia recebi um texto denominado “Força e Coragem 

Embora o autor do texto referisse, no final da reflexão, à figura do "verdadeiro cristão", eu acrescentaria "ao que consegue ser verdadeiro em qualquer das religiões e crenças do mundo".

Afirmo isso, pelo fato de ter constatado, pelo estudo comparativo que fiz em algumas religiões, a existência de uma essência comum à todas elas: a virtude.  

Doutrina Cristã é toda assentada na virtude e na fé. O Sermão da Montanha é um grande tratado de relacionamento humano.

Um dos pilares do Cristianismo é a eterna luta contra o egoísmo, mas somente quem aprende a conhecer a si próprio pode primeiro pensar no próximo e no lugar dele colocar-se, para entender  que o mal que não deseja para si  não poderá desejar ao semelhante.   Essa é a essência do amar ao próximo como a si mesmo.


Esse texto lembrou-me o que li sobre o Mahabbarata,  que é um épico indiano, escrito em sânscrito, que ao lado do Ramayana integra a verdadeira essência da herança cultural da Índia.


Mahabbarata narra a disputa entre duas dinastias (Os Kurus e os Pândavas) e sua grande e aterradora batalha final.


No épico, a disputa é narrada, não somente pelo desenrolar dos fatos, mas também pelo seu conteúdo moral. Diferente da nossa visão ocidental, que atribui às causas de conflitos bélicos, geralmente disputas geográficas, fomes, secas e interesses econômicos, a obra traduz os eventos do conflito como resultante da observância ou não aos princípios morais.


O grande episódio da batalha final entre as duas dinastias  - com 250 mil versos –  denomina-se de  Bhavagad-Gîtã  e tem no seu epicentro um diálogo travado entre o guerreiro Arjuna e o Homem-Deus Krishna, que deve ser interpretado nos seus sete sentidos, sendo que o leitor deve esforçar-se por penetrar no seu mais profundo sentido interior ou espiritual.


Como era determinado pelo costume nas guerras, antes do início de qualquer batalha, constituía uma ação honrosa ficar frente-à-frente com o rosto do inimigo. No entanto, o guerreiro Arjuna,  ao encarar seus inimigos, fica horrorizado e abalado por um insuperável desânimo, ao constatar que aqueles com quem iria combater eram as pessoas mais próximas de si, seus parentes e até aqueles que tinham sido seus melhores amigos.  Afinal, todos aqueles que tinham contribuído, pela convivência, para o que Arjuna era.


Mas a guerra era, absolutamente, inevitável e o grande e honrado guerreiro estava ali, naquele momento, com a responsabilidade da decisão capital entre o que o ligava aos dois exércitos: de um lado, os Pândavas que representavam, na essência dessa grande Epopéia dos Hindus, as chamadas "forças superiores da alma" e de outro os Kurus que eram as "forças inferiores da alma".


Na verdade, prezados(as), o âmago dessa grande história do mundo, contada pelos Hindus, reside em uma essência que permeia diversas outras grandes obras e conceitos filosóficos, entre Ocidente e Oriente. 


O drama de Arjuna configura o próprio drama cotidiando de todos nós.   Constitui a grande luta interior do "conhece-te a ti mesmo", que integra os ensinamentos de Sócrates e perpassa pelas limitações de visão e de mundo que estão descritas no sempre atualíssimo "Mito da Caverna", de Platão e integra, também, a Encíclica Papal "Fides et Ratio" (Fé e Razão).


Prezados(as), a batalha descrita no Bhavagad-Gîtã é, na verdade, a grande e constante "luta interior" que nos acompanha a vida inteira em nossas experiências e decisões: 



        O constante questionamento se em cada ação por nós praticada na defesa de nossos pontos de vista, impregnados ou contidos pela nossa visão de mundo, sempre parcial e limitada, estamos sendo justos ou não? 



Sempre olhamos em volta de nós,  através do mundo que entendemos e acreditamos pertencer, não conseguindo olhar por sobre a fronteira das nossas limitações e, frequentemente, nos recusamos sequer a pensar nisso.    

Já se disse que nosso ponto de vista é sempre a vista a partir do ponto em que nos encontramos. E por isso será uma visão de mundo inevitavelmente parcial e limitada (Boff).


Por isso, o dilema de Arjuna nos acompanha a vida inteira. Como lutar contra tudo aquilo que foi e é o alicerce do que acreditamos ser?    

Como desafiar aquilo que nos esmaga e nos empurra a ser, exatamente, do jeito que acreditamos que podemos ser?


Vencer a nossa "grande batalha interior", significa, não raras vezes, lutar contra o que nos sustenta. Mas vencer essa batalha, também, é absolutamente vital para sermos aquilo que realmente podemos e devemos ser: Pessoas melhores e mais justas.


Aurelino Santos Jr.

Dez/2013

TEMPUS PEREGRINATIONEM MMXV CHRISTI (2015 E DEMAIS ANOS DA ERA CRISTÃ)


JESUS DE NAZARETH PROTEJA MEUS AMIGOS E  AMIGAS E TODAS AS PESSOAS DE FÉ NA VIAGEM NO TEMPO DE 2015 ET DEMAIS ANOS DE NOSSA EXISTÊNCIA TERRENA

- Dominus amoris salvator humanitas ego sum humilis servus vester. Gratias vitae, salutis et beatitudinis. 


Protegat amicorum  et bonae fidei in tempus peregrinationem MMXV CHRISTI.




RÉPLICA MINIATURA DA CRUZ DOS CRÚZIOS, RECEBIDA DO PÁROCO DA IGREJA DE SANTO ANTÔNIO DOS ANJOS DE LAGUNA -LAGUNA-SC, AGOSTO DE 2011


03 DE  ABRIL DE 2015 (SEXTA-FEIRA SANTA)