sexta-feira, 29 de novembro de 2019

REVISTA EUROPEIA PORTUS Nº 38 - ARTIGO ESTAÇÃO DAS DOCAS, EM BELÉM DO PARÁ



PUBLICAÇÃO INTERNACIONAL 

ESTAÇÃO DAS DOCAS NA CIDADE PORTUÁRIA DE BELÉM-PA. O MODELO DE REVITALIZAÇÃO DE ANTIGAS ÁREAS PORTUÁRIAS, SEUS ACERTOS E DESACERTOS NA RELAÇÃO PORTO-CIDADE.  






REVISTA EUROPEIA PORTUS N. 38

RETE - Association for the Collaboration  between Ports and Cities
http://retedigital.com/en




RETE PORTUS

Na revista PORTUS muitas matérias interessantes sobre experiências de requalificação de antigas áreas portuárias e a inter-relação porto-cidade nos continentes Europeu e Americano.

No continente americano, das experiências brasileiras, foram selecionadas para publicação a da Estação das Docas, de Belém do Pará, do Porto Maravilha, do Rio de Janeiro e do Porto Valongo, de Santos-SP.

A seguir um fac-símile do artigo sobre a experiência da Estação das Docas, de Belém do Pará, da lavra de Aurelino Santos Jr. e Adma Noêmia Santana Lopes.


Um destaque para o Professor/Mestre Adilson Luiz Gonçalves(*), um dos maiores especialistas do país em logística portuária e relação porto-cidade, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e coordenador no Brasil do Núcleo Avançado da Asociación para la Colaboración entre Puertos y Ciudades (RETE), dentre outras muitas qualificações, ao qual agradecemos pelo honroso convite de colocar a Estação das Docas, de Belém do Pará, como matéria relevante dentre as melhores experiências internacionais na revitalização e requalificação de antigas áreas portuárias, na revista europeia Portus nº 38 www.portusonline.org 

(*)  https://www.escavador.com/sobre/7930844/adilson-luiz-goncalves

Link relacionado:

TAG: ADILSON LUIZ GONÇALVES - PORTOS & NEGÓCIOS

https://portoenegocios.com.br/tag/adilson-luiz-goncalves/



































































































REVISTA PORTUS Nº 38 NOV/2019 COM O TEMA: "PRESERVATION AND REUSE OF PORT HERITAGE: AMÉRICA"

- PUBLICAÇÃO INTERNACIONAL DA RETE ASOCIACIÓN PARA LA COLACORACIÓN ENTRE PUERTOS Y CIUDADES, COM SEDE EM VENEZA-ITÁLIA, COM TRÊS EXEMPLOS SELECIONADOS DE CADA PAÍS, SENDO NO CASO BRASILEIRO, SELECIONADAS PELO CONSELHO EDITORIAL AS EXPERIÊNCIAS:

- ESTAÇÃO DAS DOCAS , EM BELÉM DO PARÁ;


- PORTO MARAVILHA, NO RIO DE JANEIRO;

- ESTAÇÃO DO VALONGO E ARMAZÉM 12-A, DE SANTOS-SP.



A COORDENAÇÃO BRASILEIRA FICOU AO CARGO DO NÚCLEO AVANÇADO RETE/UNISANTA, DO NÚCLEO DE ESTUDOS PORTUÁRIOS, MARÍTIMOS E TERRITORIAIS DA UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA.

O ARTIGO SOBRE A EXPERIÊNCIA DE SANTOS, BEM COMO A INTRODUÇÃO REFERINDO AS EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS SÃO DE AUTORIA DO ATUAL COORDENADOR DO NEPOMT/RETE, PROF. MSc. Eng. Adilson Luiz Gonçalves.



O ARTIGO SOBRE A EXPERIÊNCIA DE BELÉM, PIONEIRA NO BRASIL, NA REVITALIZAÇÃO E REQUALIFICAÇÃO DE ANTIGAS ÁREAS PORTUÁRIAS, CHAMADA DE ESTAÇÃO DAS DOCAS, FOI ELABORADO PELA ARQUITETA ADMA NOÊMIA SANTANA LOPES E PELO EX CONSELHEIRO DO CAP-CONSELHO DE AUTORIDADE PORTUÁRIA E ADVOGADO, AURELINO SOUSA DOS SANTOS JÚNIOR.


A ABORDAGEM SOBRE A ESTAÇÃO DAS DOCAS DÁ ÊNFASE À REFERIDA MODELAGEM DE INTERVENÇÃO URBANA, PELO LADO DE SEU PIONEIRISMO, SUA SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA, TURISMO E HISTÓRIA, BEM COMO ASPECTOS DA RELAÇÃO PORTO-CIDADE E A INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO OU NÃO DA ATIVIDADE PORTUÁRIA.


OS ARTIGOS SOBRE AS EXPERIÊNCIA BRASILEIRAS E DE OUTROS PAÍSES DA AMÉRICA ESTÃO DISPONÍVEIS EM: https://portusonline.org/contents-38 , SENDO NECESSÁRIOS FAZER CADASTRO GRATUITO NO SITIOS, O QUE TAMBÉM PERMITIRÁ ACESSO AOS DEMAIS CONTEÚDOS DA REVISTA PORTUS.


DESTAQUE:

A gentil mensagem recebida pelos signatários do referido artigo, dos editores da revista PORTUS, da RETE - Asociación para la Colaboración entre Puertos y Ciudades, sobre a publicação no número 38 da referida revista, sobre o tema: "Estação das Docas na cidade portuária de Belém-PA. O modelo de revitalização de antigas áreas portuárias, seus acertos e desacertos na relação porto-cidade".

Na referida missiva, os editores agradecem pela valiosa colaboração, pelo que, ao contrário, os autores Adma Noêmia Santana Lopes e Aurelino Sousa dos Santos Júnior, agradecemos aos editores da conceituada revista e ao seu representante no Brasil, Prof./Mestre Eng. Adilson Luiz Gonçalves, da Universidade Santa Cecília - UNISANTA, pela ímpar oportunidade de divulgação internacional da experiência pioneira no Brasil de revitalização de áreas portuárias, denominada Estação das Docas, colocando-a em destaque com as melhores experiências dos continentes Americano e Europeu, bem como da própria cidade de Santa Maria de Belém do Grão-Pará

















DESTAQUE:

ESTAÇÃO DAS DOCAS DE BELÉM DO PARÁ INSPIROU PORTO MARAVILHA E PROJETO DE SANTOS, DIZ JOÃO PAULO PAPA, PRESIDENTE DA ABMP - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MUNICÍPIOS PORTUÁRIOS.

Por ocasião de reunião, da ABMP-Associação Brasileira de Municípios Portuários, realizada na FIEPA, em Belém, em junho de 2011, João Paulo Papa, Prefeito de Santos-SP e Presidente da ABMP-Associação Brasileira de Municípios Portuários, afirma que Santos e Rio de Janeiro inspiram seus projetos de modernização portuária, na ESTAÇÃO DAS DOCAS de Belém do Pará.
Registro Youtube: