sábado, 31 de março de 2012

O LEGADO DE SARAMAGO


  ÚLTIMA POSTAGEM NO BLOG DE JOSÉ SARAMAGO
  (falecido, em 18/06/2010)



              "Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço,    lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, não vamos a parte nenhuma". 



Sua última postagem, no BLOG, deixa-nos um profundo alerta, que se tivermos a prudência em observar, poderemos, com a elevação de nosso grau de consciência sobre as múltiplas realidades do mundo que nos cerca, vislumbrar nosso melhor sentido existencial. 


Saramago coloca-nos frente à nossa própria essência, reverberando, em cada obra, a síntese do pensamento em profundidade, que independe de época, a exemplo do seu "Ensaio Sobre a Cegueira", que nos remete ao melhor significado de nossas limitações e de nossa sempre parcial visão sobre o mundo.


Remete-nos, com seu pensamento e ideias sobre o mundo, a todos os legados deixados pela nossa melhor filosofia, ocidental e oriental. Do Mito da Caverna à saga do guerreiro Arjuna e o Deus Krishna. Deixa, pois, nessa sua última manifestação, um grande recado a todos nós, de que, se quisermos, ainda teremos uma mínima chance de construir nosso verdadeiro e definitivo processo civilizatório que, em última análise, constitui vencer a nossa cabal e definitiva "batalha interior"


Junho de 2010 
Aurelino Santos Jr.


RODA VIVA

Links:


CADERNOS:  http://caderno.josesaramago.org/

FUNDAÇÃO JOSÉ SARAMAGO:  http://www.josesaramago.org/


MINHA BIBLIOTECA PERTO DE VOCÊ: