sábado, 20 de dezembro de 2014

POSTAGENS NO FACEBOOK SOBRE O PORTO DE MARIEL, GEOPOLÍTICA E COMÉRCIO INTERNACIONAL






    














PRIMEIRAMENTE REPRODUZO A POSTAGEM DA COLEGA ADVOGADA ÂNGELA SERRA SALES SOBRE O RECENTE ACONTECIMENTO QUE FOI A RETOMADA DAS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS COM A ILHA DE CUBA PELOS EUA.

    E A SEGUIR REPRODUZO VÁRIAS POSTAGENS SOBRE O CENÁRIO QUE ANTECEDEU ESSA IMPORTANTE MEDIDA, DESDE JANEIRO DE 2014, NO FACEBOOK DE AURELINO SANTOS JR.
    LINK:  https://www.facebook.com/aurelino.jr



    FACEBOOK LINK:  
    https://www.facebook.com/angela.s.sales

Angela Serra Sales compartilhou a foto de Folha de S.Paulo.
E o Porto de Mariel???? Vai ser explorado por nós, empresas brasileiras que constroem, financiadas pelo BNDES, terão monopólio da exploração, que nem os ingleses fizeram com o Brasil há mais de 200 anos. Acho que a chinarizaçao de Cuba vai ser antes do que eu calculei naquele almoço!!!!
Leia a íntegra do discurso de Obama sobre acordo entre EUA e Cuba:http://uol.com/bsd4cW
Leia a íntegra de discurso de Raúl Castro sobre a aproximação dos dois países:http://uol.com/brd4SY
Curtir ·  · 

Comentários sobre a postagem:
  • Hever Berg EUA fazendo acordo com Cuba??? O Obama vai transformar os EUA numa Cuba de Primeiro Mundo??? É isso.???

  • Angela Serra Sales Tudo de olh$$$ no porto de Mariel, meu bem!!! E "os pessoal pensa" que foi o Papa. Como se o Tio Sam desse importância pro Vaticano.

  • Hever Berg Isso é um tremendo "cala boca" aos críticos sem noção, aos investmentps feitos na construção do Porto de Mariel. Onde estão as sumidades Reinaldo Azevedo, Rodrigo Constantino, Cheerazade??? O que falarão destes discursos e a ação do Governo Brasileiro?


  • Aurelino Santos Jr Desde que a European Union, em tempo recorde, mudando da água para o vinho, em 11 de fevereiro deste ano, aprovou o reatamento das relações diplomáticas e comerciais com a ilha caribenha, venho acompanhando os desdobramentos dessa questão. Logo em abril, uma comissão da UE visitou a ilha e avançou nos acordos comerciais, doando, à época, cerca de 110 milhões de Euros para programas sociais. Concomitantemente, a Russia perdoou uma dívida de aproximadamente US$ 35 bi dos tempos da antiga U.R.S.S.

  • Aurelino Santos Jr Nos EUA, desde 2003, havia um forte movimento entre empresários pelo fim dos embargos e neste ano 50 personalidades americanas, entre grandes empresários, artistas, intelectuais, etc. firmaram uma carta ao presidente Obama com o mesmo objetivo.
  • Aurelino Santos Jr A própria construção do porto de Mariel e sua Zona de Livre Comércio, aos moldes das que foram instaladas na China (um país, dois sistemas), ganhou maior importância com a proximidade do fim das obras de duplicação do Canal de Panamá, tornando-se um ponto altamente estratégico de influência intercontinental, como plataforma logística de redistribuição de produtos oriundos de todo o mundo para atender a retomada da demanda que virá após a recuperação americana, com com os Post-Panamax fazendo transbordo na ilha rumo à Costa Leste.

  • Aurelino Santos Jr Daí o interesse da European Union, da China, da Rússia e do próprio Brasil, na substancial redução de custos que advirá com essa ZLC e com esse Hub Port intercontinental.

  • Aurelino Santos Jr Geograficamente, é como se fosse um grande porto nos próprios EUA, tal a proximidade com a Flórida, pois após a conclusão do novo canal, o fluxo de navios de grande porte será intenso e a maior parte dos grandes portos americanos, com capacidade operacional para recebê-los, está em áreas de alta densidade urbana o que dificulta sobremaneira qualquer ampliação sem que se intensifiquem os conflitos da sempre tumultuada relação porto-cidade..

  • Aurelino Santos Jr http://www.bbc.com/news/world-latin-america-26123441

    The European Union agrees to launch negotiations with Cuba aimed at restoring full bilateral relations with the...
    BBC.COM



  • Hever Berg Aurelino com todacesta informação que nos traź, o que só confirma a excelente jogada do atual governo em termos de comércio exterior, e a estes críticos de ocasião, só resta ou calarem-se ou reconhecer que para o país será bom.
  • Angela Serra Sales O querido amigo Aurelino Santos Jr há muito comenta este assunto aqui no FB. Ele é especialista nessa matéria de portos e comércio internacional. Não é petista. Nem sei se vota em candidatos do PT. Não defende o Governo por preferência política. Defende projetos, como o Porto de Mariel, porque estuda e conhece a matéria. Clama no deserto (FB) desde o início.

  • Alfredo Antonio G Sade Cuba, finalmente, se curva à globalização. Quem capitulou, sem retóricas?

  • Hever Berg Alfredo num acordo ambos de curvam, os EUA com o fim de uma Política desumana contra um país tão pequeno e tão inferior economicamente falando, infelizmente esta política foi seguida por vários países, quem sabe se com o fim destes embargos já na décade de 90, Cuba seria outro país? Bom... Uma coisa é certa isso deixou sem chão muitos dos criticos de Cuba, agora acho que terão que usar outro rótulo, quem sabe não será a Coréia do Norte? 

  • Jorge Alberto Langbeck Ohana O porto de Mariel será administrado pelo governo de Cingapura. O Obama tomou uma decisão política estratégica, dando oprtunidade ao aquecimento da indústria e comérco, ao business de cartões de crédito, de companhias aéreas ampliando os cruzeiros no Caribe e se fortalecendo politicamente com os hispânicos e seus descendentes americanos. Se fortaleceu politicamente. Com a quebra dos recursos de Rússia e Venezuela, Cuba ficou a míngua extrema, não tendo $$$$ nem para o fósforo que acende o charuto (excelente produto cubano). Em breve Cuba voltará a ser a Las Vegas do Caribe, será progressista e irá olhar com tristeza ao passado de violência e pobreza que a dinastia Castro implantou na ilha. Seu povo é bom, de grande potencial para esporte, artes, agronegócios e saúde. É só fazer soprar um ar de liberdade e democracia, que a coisa anda. Obrigado Papa Francisco, por esse trabalho catalizador. Bem vinda ao mundo, Cuba Livre! ESSE MOMENTO TEM O MESMO SIGNIFICADO QUE A QUEDA DO MURO DE BERLIN. O PAPA FRANCISCO FORNECEU AS PICARETAS E OBAMA E CASTRO COMEÇARAM A DERRUBAR. Viva a verdadeira Democracia!

  • Angela Serra Sales Meu Deus, não leram nada do que foi postado pelo Aurelino Santos Jr aí em cima. Ou se leram não entenderam. São matérias antigas , não tem nada a ver com essa polarização política ridícula que se instalou no Brasil. Nós fizemos com Cuba uma parceria semelhante a que D.. João VI fez com os ingleses no século XIX que se manteve até algumas décadas do século XX. Port of Pará e um dos exemplos. A isso chama-se mercado e visão de futuro....PQP!!!! Leiam, pelo amor de Deus!!!!! Chega de radicalismo besta! O Tio Sam está sendo obrigado a fazer isso sob pena de perder qq chance de se valer do ponto estratégico do Porto de Mariel.

  • Jorge Alberto Langbeck Ohana Minha querida e estimada amiga Ângela. Cuba, na guerra fria, era estratégica pela base de mísseis próxima ao tio Sam. Não foi detonado um só tiro. Agora Mariel é estratégico. Para quê, caso o embargo seja mantido? É muito porto pra pouco charuto. Açucar, já era. Estrategicamente só atende a navegação do Atlântico. Os portos da costa leste dos USA já suprem essa necessidade. Pode ser que eu não saiba enxergar, mas..., aguardo! Na vida, estamos sempre aprendendo.

  • Angela Serra Sales Esquece, Jorge Jorge Alberto! Não tou falando de passado de guerra fria !!! Não leia o que não escrevi! O post teve o objetivo de reafirmar uma pedra que cantei em setembro: Leia! A breve chinarização de Cuba, e que o Brasil havia chegado primeiro pra explorar o filão. Também quase apanho como quase apanhei quando em julho de 2012 postei aqui que o Eike Batista era um engodo, logo depois dele ter sido eleito pela Forbes como um dos 7 mais ricos do mundo. Deixa pra lá, querido!!!!

  • Jorge Alberto Langbeck Ohana O Eike é um engodo. Concordo contigo. engodo que foi conveniente a vários governos, de vários partidos. um blefe!

  • Tania Giestas Rsrsrs... esse espaço é democrático, ou não?

  • Angela Serra Sales É, Jorge Alberto, agora todos concordam que o Eike é um engodo. Mas quando postei isso aqui em 2012, comentando a matéria e o incensamenro do Eike, quase apanho. Nem vou perder meu tempo procurando o tal post, pois acho até que apaguei, como apaguei o de setembro sobre Cuba.

  • Angela Serra Sales Não, Tania! Só mais ou menos porque não é jornal nem qq órgão de imprensa...kikikikiki

  • Charles Schalken só quem é Geólogo é que já conhecia o Eike, um grande oportunista que teve informações privilegiadas através do pai que foi presidente da Vale, mas, a justiça tarda, mas não falha.

  • Angela Serra Sales Pois é, Charles Schalken , o impoluto Eliezer Batista.... Não apenas vcs, geólogos. Tem que ler , acompanhar a vida e as coisas do Brasil. Sempre que eu comentava sobre isso, quase apanhava de ousar colocar sob suspeita o impoluto.

  • Aurelino Santos Jr

    Escreva um comentário...



POSTAGENS NO FACEBOOK DE AURELINO SANTOS JR SOBRE O PORTO DE MARIEL, GEOPOLÍTICA E   COMÉRCIO INTERNACIONAL

  Tendo o assunto tido destaque internacional por conta do reatamento, pelos Estados Unidos da América,
das relações diplomáticas com a ilha de Cuba, seguem algumas abordagens feitas no Facebook de
Aurelino Santos Jr. sobre o assunto, desde o início do corrente ano com o cenário que antecedeu esse
tão importante acontecimento.


Link:  https://www.facebook.com/aurelino.jr

Aurelino Santos Jr(Aurelino Brabo Santos Jr)Adicionar ou alterar outros nomes


1ª POSTAGEM EM 28 DE JANEIRO DE 2014

Aurelino Santos Jr compartilhou a foto de BBC Brasil.
GEOPOLÍTICA, GEOECONOMIA, NOVO CANAL DO PANAMÁ (POST-PANAMAX SHIPS), FIM DO BLOQUEIO À ILHA, HUB PORT, CADEIA LOGÍSTICA INTEROCEÂNICA (SISTEMA ÁGUA-ÁGUA), COMÉRCIO E COMPETITIVIDADE INTERNACIONAIS E CONTEINERIZAÇÃO COM ESTOQUES ESTRATÉGICOS COLADOS A UM DOS MAIORES MERCADOS DE CONSUMO COMERCIAL DO MUNDO (COSTA LESTE AMERICANA).

SERÁ QUE O NOSSO PAÍS QUE OS RELATÓRIOS AMERICANOS DO FINAL DO SÉCULO XIX CHAMAVAM DE O "COLOSSO DO SUL" E QUE TINHA TODAS AS CHANCES DE DESPONTAR NO SÉCULO XX COM UMA EMERGENTE HEGEMONIA, MAS NÃO O FEZ, POR TER VOLTADO AS COSTAS ÀS SUAS VERDADEIRAS VOCAÇÕES (HIDROVIAS E PORTOS INTEGRADOS COM FERROVIAS E RELAÇÕES COMERCIAIS INTERNACIONAIS) TERÁ, FINALMENTE, INICIADO SUA SAÍDA DA LETARGIA SECULAR DE NAÇÃO COADJUVANTE NO CENÁRIO CONTINENTAL AMERICANO PARA, OUSADAMENTE, MEXER A PEDRA CERTA DE XADREZ? OU TERÁ SIDO APENAS UM TIRO N'ÁGUA?

CERTAMENTE, QUEM NOS PRÓXIMOS 10 A 15 ANOS, AINDA POR AQUI ESTIVER, TERÁ ESSA RESPOSTA.

A REFLEXÃO SOBRE ISSO REQUER UMA MULTIPOLARIDADE DE OLHARES QUE NÃO SE COADUNA ÀS MERAS PREFERÊNCIAS DE CORES OU BANDEIRAS DESTRAS OU CANHOTAS, MAS A UM MÍNIMO DE FAMILIARIDADE COM A INTRINCADA TEIA E A "CAMISA DE FORÇA" OU "MUNDO CÃO" DO MERCADO INTERNACIONAL.

FIESP ESTRATÉGIAS COMERCIAIS

INTERESSANTE A POSIÇÃO DA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DE SÃO PAULO - FIESP SOBRE ESSA ESTRATÉGIA, EXPRESSA PELO SEU DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E COMÉRCIO EXTERIOR, THOMAZ ZANOTTO.

SEMPRE SÃO PAULO QUE NA TÃO ESPERADA RETOMADA DA INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA, AO SE ENGAJAR NA FRENTE (OU JOGAR AS FICHAS), PODERÁ TURBINAR SUA CONDIÇÃO DE "LOCOMOTIVA BRASILEIRA".

MAS SÃO PAULO, NESSA DISPUTA COM AS DEMAIS REGIÕES, NÃO JOGA TODAS SUAS FICHAS NUMA SÓ PARTIDA. QUE O DIGA SUA INTERAÇÃO COM AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS ALEMÃS, OUTRA APOSTA DE ALTO RETORNO.
Em uma paisagem que evoca as reformas recentes do regime cubano, a presidente Dilma inaugura o porto de Mariel. O Brasil aposta no fim próximo do embargo a Cuba e está de olho das exportações para os EUA. Mas a oposição diz que a ilha recebe mais investimento do que os portos nacionais. Entenda o que está em jogo:http://bbc.in/1d6iXnH
Curtir ·  · 
  • Gidalth Souza CHEGOU O COMUNISMO E DESTRUIU TUDINHO NA ILHA. NÃO FORAM OS AMERICANOS QUE DESTRUÍRAM CUBA, OS GRINGOS É QUE NÃO DEIXARAM CUBANOS SE ESPALHAREM NO BRASIL E EM OUTROS PAÍSES... QUERIAM O QUE? ASSIM COMO A MORTA URSS DESEJAVA ESPALHAR SUA DESGRAÇA ...QUE SE ACABOU LÁ ENTRE ELE MESMOS... OS YANQUES TINHAM TAMBÉM O DIREITO DE NÃO PERMITIR E O TEMPO MOSTROU QUEM ESTAVA CERTO. EM TODA AS AMÉRICAS, CUBA É O ÚNICO COMUNISTA. DIUMA DEU AGORA MAIS DE 200 MILHÕES DE DÓLARES NOSSOS PARA FIDEL E O VELHO IRMÃO DELE COMPAREM COMIDA AQUI... NÃO EXISTE COMIDA LÁ. E DIZEM QUE SÃO AMERICANOS QUE SÃO CULPADOS.... PEÇAM PARA A CHINA NÉ PALHAÇOS... LÁ É COMUNISMO MAS DE ARAQUE, ESTÃO DEPENDURADOS NA "EXPLORAÇÃO" CAPITALISTA E EXPORTANDO CARROS ATÉ PRO BRASIL... EHEHEHEHE..... MENTI AQUI? ESSES SÃO FATOS E CONTRA FATOS HISTÓRICOS, NÃO EXISTEM ARGUMENTOS...
  • Gidalth Souza OLHA O QUE OCORRE HOJE NA UCRÂNIA... A SOCIEDADE UCRANIANA QUER DISTÂNCIA DO AUTORITARISMO DO PUTIN RUSSO E DESEJA APROXIMAÇÃO COM O CAPITALISMO EUROPEU DO OESTE, NÃO TEM SAÍDA, O LIBERALISMO TEM SEU JEITO BOM, AS LIBERDADES DEVEM SER RESPEITADAS E O E ESTADO DEVE SER UMA ESPÉCIE DE AMORTECEDOR PARA O RICO NÃO MATAR O POBRE E FACILITAR A DISTRIBUIÇÃO DAS RIQUEZAS. HOJE SOU UM LIBERAL, NESSE SENTIDO, É CLARO. FUI SOCIALISTA NA MOCIDADE, ME RECICLEI... MAS CONTINUO APRENDENDO... MINHA MALETA - AQUELA DOS MEUS "SABERES" -, NÃO POSSUI CADEADO...
  • Gidalth Souza SÓ HAVERÁ FIM DO EMBARGO QUANDO OS BARBUDOS ABRIREM SUAS PRISÕES, SOLTAREM OS QUE DISCORDAM DELES, ACEITEM O CONTRADITÓRIO DENTRO DE SEU TERRITÓRIO. SE BOTAR DINHEIRO NAS MÃOS DESSES DITADORES ELES SE FORTALECERÃO E DIRÃO QUE O COMUNISMO VENCEU NA ILHA.... ATÉ HOJE FALAM DA REVOLUÇÃO DE QUASE UM SÉCULO... OS FRANCÊSES NEM SE LEMBRAM MAIS DO QUE FOI A BASTILHA... ENCHEM SUAS BARRIGAS DE VINHO E A BURGUESIA MANDA NO PAÍS. OS BARBUDOS ESTÃO ATRAZADOS UNS 70 ANOS... OLHANDO PARA O PASSADO. OS EUA PRODUZEM HOJE 72 TRILHÕES DE DÓLARES EM COMIDA... A CHINA 22,1 ... UM TERÇO, E COM UMA POPULAÇÃO DE 1,2 BILHÃO DE GENTE!!! ISSO É O TAL SOCIALISMO QUE CUBA DEFENDE HOJE AINDA. ME AJUDAAÊ...O!!... (Revista Superinteressante, edição dez-2013). (Em tempo... O Brasil produz 3,2 trilhão de comida e 23 milhões de miseráveis).
  • Aurelino Santos Jr Independente e apesar de todos esses aspectos, o porto que funcionará como uma Zona Franca especial, com isenções fiscais, constitui o ponto, geograficamente, mais privilegiado na rota do produtos chineses que vão para os EUA, via novo Canal do Panamá, e não tendo nenhum gargalo ao seu acesso, devendo funcionar como um entreposto estratégico no sistema água-água operando com navios de grande capacidade (post-panamax) que não passam no atual Canal de Panamá e isso é geoeconomia, traduzida numa formidável redução de custos para os chineses e outros investidores negociais que poderão ter quase uma "pronta-entrega" colada à Miami e à toda Costa Leste americana. E, neste ponto, quem investiu na frente leva enorme vantagem. Será administrado por sigapurenses e necessitou de bem menos investimentos se comparados com outros portos no mundo, principalmente, os brasileiros, este sim com enormes dificuldades no acesso, predominantemente, rodoviário, modal que em custo vem logo depois do avião.

  • Aurelino Santos Jr Por constituir área de interesse logístico, industrial e comercial, principalmente, após o novo canal e olhe que os chineses estão pensando em construir outro canal, alternativo ao de Panamá, na Nicarágua, esse porto, como Hub Port, no caso um futuro porto concentrador intercontinental, está sendo um achado para o futuro do comércio internacional. Quanto ao embargo, ele já foi relativizado, pois os EUA embora nada comprem da Ilha, exportam para lá há bastante tempo. Vamos ver o que fala mais alto, por isso enfatizei que nos próximos 10 a 15 anos quem viver verá.

  • Aurelino Santos Jr Antes do terceiro polo mundial (a China) existia apenas uma bipolaridade: EUA e Europa Centro-Ocidental, pois o Japão nunca foi um terceiro polo com a dimensão que a China hoje atinge. As relações comerciais intensas se davam entre os portos da Costa Leste americana e os Europeus e isso foi alavancador dos mega portos, como Holandeses e da Antuérpia, mas agora, face à enorme distancia da Ásia dos grandes centros de compras nos EUA e Europa, a existência de um porto concentrador intercontinental assume importância capital, pois lá se concentrarão produtos que abastecerão os EUA e até a Europa, num sistema de entreposto comercial. Basta sair do novo Canal e os navios estarão de cara com a Ilha, com um porto conteineiro com capacidade para um milhão de TEU's (medida de padrão internacional correspondente a um contêiner de 20 pés)

  • Aurelino Santos Jr Em tempo: quase um bilhão de dóares investidos em Mariel, não dariam para encher nem o "buraco do dente" da defasagem brasileira em infraestrutura que requer cerca de US$ 50 bi, recurso que o BNDES não tem "tutano", daí o alto interesse da iniciativa privada nos portos e modais de acesso, hidroviários e ferroviários, cujas licitações patinam em óbices de toda ordem, menos falta de $. A grande virada para o Norte do escoamento da soja, representa uma formidável redução de custos no transporte até o porto na ordem de 34% para o pujante agronegócio do centro-oeste, acima do paralelo 16 Sul e mais de 70% indo para a China, para virar ração para porcos, a partir da ocidentalização dos hábitos alimentares de cerca de 600 milhões de chineses que também os levará ao aumento do consumo de descartáveis à base de celulose, daí os investimentos recentes no setor.

  • Aurelino Santos Jr Enfim, uma intrincada teia de interesses comercias que desde que mundo é mundo sempre falou mais alto do que eventuais detentores do poder, barbudos ou não. O tempo passou e continua passando.



Postagem em 29 de janeiro de 2014


MARIEL ESTRATÉGICO
MERCADO INTERNACIONAL NÃO TEM MATIZ E OPORTUNIDADES COMERCIAIS NÃO SE DESPERDIÇAM

MANIFESTAÇÃO DA DIRETORIA DO DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E COMÉRCIO EXTERIOR DA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DE SÃO PAULO - FIESP SOBRE O PORTO MARIEL NA LOGÍSTICA INTERNACIONAL E AS IRRECUSÁVEIS OPORTUNIDADES COMERCIAIS PARA O BRASIL

"A REFLEXÃO SOBRE ESSE ASSUNTO REQUER UMA MULTIPOLARIDADE DE OLHARES QUE NÃO SE COADUNA ÀS MERAS PREFERÊNCIAS DE CORES OU BANDEIRAS DESTRAS OU CANHOTAS, MAS A UM MÍNIMO DE CONHECIMENTO E FAMILIARIDADE COM A INTRINCADA TEIA E A "CAMISA DE FORÇA" OU "MUNDO CÃO" DO MERCADO INTERNACIONAL."

PRINCIPALMENTE APÓS À CRISE DE 2008, QUAQUER MEIO DÓLAR ESTÁ FAZENDO ENORME DIFERENÇA NAS TRANSAÇÕES INTERNACIONAIS E POR ISSO TORNA-SE IMPERATIVO, NA "GUERRA DE FOICE" DA COMPETITIVIDADE ENTRE OS PAÍSES, UM APRIMORAMENTO DOS SISTEMAS INDUSTRIAIS E REDUÇÃO DE CUSTOS NOS TRANSPORTES.

QUANDO ESTIVER OPERANDO O NOVO CANAL DO PANAMÁ PERMITIRÁ A PASSAGEM DE NAVIOS POST-PANAMAX (300 MIL TONS), VINDOS DA ÁSIA, CHINA PRINCIPALMENTE, PARA ABASTECER O MERCADO AMERICANO E O TAMANHO DESSES NAVIOS JÁ CONSTITUIRÁ UM GRANDE PROBLEMA PARA A CAPACIDADE DE OPERAÇÃO DOS PORTOS DA COSTA LESTE AMERICANA, QUE NECESSITARÃO AMPLIAR SUAS ÁREAS DE OPERAÇÃO, COM GRANDES DIFICULDADES PELA SUA LOCALIZAÇÃO EM CENTROS URBANOS ALTAMENTE DENSIFICADOS.

DAÍ SURGE A FIGURA DO PORTO INTERCONTINENTAL DE MARIEL QUE RECEBENDO ESSES GRANDES NAVIOS FUNCIONARÁ COMO UM HUB PORT (PORTO CONCENTRADOR) PARA REDISTRIBUIÇÃO DAS CARGAS PARA NAVIOS MENORES, NUMA MELHOR RACIONALIZAÇÃO DA LOGÍSTICA COMERCIAL.

COM ESTOQUES ESTRATÉGICOS PRÓXIMOS AO MERCADO AMERICANO, UMA VENDA PODERÁ SER FECHADA NA CHINA E A MERCADORIA JÁ ESTARÁ, COMO NUMA "PRONTA ENTREGA" PRÓXIMA DE SEU DESTINATÁRIO.

DE UMA CERTA FORMA ISSO NÃO CONSTITUI NENHUMA NOVIDADE NA MECÂNICA DO COMERCIO INTERNACIONAL, SERVINDO COMO GRANDE EXEMPLO O PORTO DE ROTTERDAM, NA HOLANDA, EM RELAÇAO À EUROPA CENTRO OCIDENTAL.




Segundo o diretor do departamento de relações internacionais e comércio exterior da Fiesp, Thomaz Zanotto, a construção do porto cubano é uma oportunidade para o...
NOTICIAS.R7.COM
Curtir ·  · 
  • Gidalth Souza ESSE GRINGO COM ABSOLUTA CERTEZA TÁ PAGO PELA DOIDA DIUMA PRA FALAR BEM DESSE GOVERNO DE MENSALEIROS LADRÕES. OS PORTOS BRASILEIROS SÃO OS PIORES DO MUNDO ENCARECENDO NOSSAS EXPORTAÇÕES E ESSE DOIDO SAFADO AÍ COM CERTEZA TÁ DENTRO DA ENGRENAGEM IDEOLÓGICA DO PETISMO COMUNISTA ATRASADO.
  • Aurelino Santos Jr

    Escreva um comentário...

Postagens em 5 de fevereiro de 2014

STRATEGIC INTERNATIONAL TRADE ISLAND

AGORA FOI A UNIÃO EUROPEIA QUE DESCOBRIU AS ENORMES POSSIBILIDADES GEOECONÔMICAS DA ILHA MAIS BEM POSICIONADA DO MUNDO - PORTOS PROFUNDOS, PROXIMIDADE GEOGRÁFICA COM UMA DAS MAIORES CONCENTRAÇÕES DE PODER DE CONSUMO DO MUNDO: A COSTA LESTE AMERICANA.

ÁREAS DISPONÍVEIS E AINDA DE MENOR CUSTO, A ABERTURA DO NOVO CANAL DO PANAMÁ E ZONA FRANCA INTERNACIONAL AMPLIAM AS POSSIBILIDADES E OPORTUNIDADES COMERCIAIS DA ILHA.

Excertos:
"A União Europeia continua a tentar desesperadamente ampliar suas fronteiras para fora dos limites do continente. Apesar de a Ucrânia há mais de três meses não poder dar conta das consequências da eurointegração fracassada, os funcionários europeus consideraram oportuno a aproximação com a América Latina. Agora se trata de Cuba. É um mercado grande, produtivo, com relações com os demais países da região de dezena de portos profundos. No sentido econômico Cuba será um verdadeiro tesouro, considera o especialista em América Latina, jornalista especializado em assuntos internacionais, Mikhail Belyat:
“Se levarmos em consideração todos os países da região do Caribe - uma população de dez milhões é um mercado muito sério. Além disso, em Cuba há muitas possibilidades interessantes no sentido do desenvolvimento da indústria. E de Cuba pode-se exportar praticamente para todos os países da América Latina e para os Estados Unidos.”
Mas, integração não é apenas economia. A União Europeia é atraída também pela situação geopolítica do país. Estabelecendo relações com Cuba, a União Europeia poderá obter um centro estratégico vantajoso longe das fronteiras da Europa. É verdade que aqui se cruzam os interesses da Europa e dos EUA, assinala o regionalista Boris Martinov:
“Por enquanto a UE deve se entender com os países, que não veem tudo isso com bons olhos. Tais planos contrariam a política dos EUA. O que está por trás disto? Poderá ser apenas uma tentativa de abalar a situação, aproximadamente como eles agora fazem na Ucrânia. Serão suficientes dez entusiastas com protestos para que os europeus fiquem indignados. Então isto será uma provocação que estragará tudo.”

A União Européia declarou a disposição de iniciar nova fase na relações com Cuba....
PORTUGUESE.RUVR.RU
Curtir ·  · 



EU relations and cooperation with Cuba are carried out on a bilateral and regional basis, the latter within the framework of the on-going EU-CELAC and EU-CARIFORUM dialogues.
EEAS.EUROPA.EU
Curtir ·  · 
  • Aurelino Santos Jr

    Escreva um comentário...


DA VEZ E DA HORA - FOR JOURNALISTS ONLY
IMPRENSA EUROPEIA CONVIDADA PARA EVENTO SOBRE AS NOVAS POSSIBILIDADES COMERCIAIS NAS RELAÇÕES "EUROPEAN UNION AND CUBA"
Endereço da reunião: Rond-Point Schuman 9, Bruxelas-Bélgica, no prédio European Union External Action
— com João Augusto Rodrigues e outras 2 pessoas.
Curtir ·  · 


Postagem em 11 de fevereiro de 2014

Aurelino Santos Jr adicionou 2 novas fotos.
EUROPEAN UNION, CUBA AND BRAZIL
DUAS NOTÍCIAS ENVOLVENDO A UNIÃO EUROPEIA E SUAS FRONTEIRAS COMERCIAIS NAS AMÉRICAS

A PRIMEIRA É QUE SEU CONSELHO APROVOU NESTA SEGUNDA (10.02.2104) AS DIRETRIZES DE NECOCIAÇÃO PARA UM DIÁLOGO POLÍTICO BILATERAL E ACORDO DE COOPERAÇÃO COM CUBA.

O INTERESSE DA UE NA ILHA ESTÁ EM SUA POSIÇÃO ESTRATÉGICA EM RELAÇÃO AO MERCADO AMERICANO, ONDE PODERÃO FUNCIONAR PORTOS CONCENTRADORES (HUB PORTS) E UMA ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO, SEMELHANTE AS QUE FORAM IMPLANTADAS NA CHINA.

A SEGUNDA NOTÍCIA É UMA IMPLICÂNCIA COM O BRASIL, EM RAZÃO DE ALEGADA CONCESSÃO DE SUBSÍDIOS AOS EXPORTADORES, COM RESTRIÇÃO À IMPORTADORES E, SURPREENDENTEMENTE, AO MODELO ZONA FRANCA DE MANAUS, ACENANDO COM UMA REPRESENTAÇÃO OU QUEIXA PERANTE À ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO - OMC.

O QUE AS DUAS NOTÍCIAS TÊM ENTRE SI?

SERÁ QUE JÁ INCOMODAMOS TANTO ASSIM?

PRIMEIRO FOI A INGLATERRA, EM 2011, QUE NOTORIAMENTE POR TER SIDO ULTRAPASSADA PELO BRASIL, NA SEXTA POSIÇÃO, DENTRE AS MAIORES ECONOMIAS DO MUNDO, NÃO PAROU DE VOCIFERAR, PELOS SEUS MAIS EXPRESSIVOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, SEMPRE APONTANDO UM FUTURO DE CENÁRIOS DESASTROSOS PARA NOSSA ECONOMIA COM O BAIXO CRESCIMENTO.

AGORA O INDISFARÇÁVEL INTERESSE PELA ILHA, ONDE O BRASIL ARRANCOU NA FRENTE E TORNOU CONCRETO UM PORTO ALTAMENTE ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO INTERNACIONAL, COM CERCA DE 300 EMPRESAS NACIONAIS APOSTANDO SEUS INVESTIMENTOS NA ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO QUE ESTÁ SENDO IMPLANTADA, PORTO ESSE QUE SERÁ GERIDO PELA EMPRESA QUE HOJE ADMINISTRA O MAIOR PORTO COMERCIAL DO MUNDO, O DE SINGAPURA.

SERÁ QUE O BRASIL ATIROU NO QUE VIU E ACERTOU NO QUE NÃO VIU?
SIM, PORQUE, NÃO SOMENTE, A UNIÃO EUROPEIA ESTÁ COM OS OLHOS VOLTADOS PARA ESSA ILHA GEOGRAFICAMENTE ESTRATÉGICA, MAS TAMBÉM OS CHINESES , NOTADAMENTE, A PARTIR DA CONCLUSÃO DO NOVO CANAL DO PANAMÁ EM QUE NAVIOS DO TIPO POST-PANAMAX, VINDOS DA ÁSIA, ATINGIRÃO O LITORAL AMERICANO COM MENOR TEMPO E MENOR CUSTO.

TAIS NAVIOS, ALTERNATIVAMENTE, PODERÃO NEM APORTAR EM PORTOS AMERICANOS E SIM NO CARIBE, ONDE PODERÃO FORMAR ESTOQUES ESTRATÉGICOS PARA ATENDER MUITAS CIDADES AMERICANAS QUE NÃO TEM CAPACIDADE DE RECEBER NAVIOS DE GRANDE CALADO, COMO MIAMI (6 MTS DE CALADO) E QUE DEPENDEM DA REDISTRIBUIÇÃO COMERCIAL DOS GRANDES PORTOS AMERICANOS.

POR ISSO, A ILHA, COM MUITAS ÁREAS DISPONÍVEIS A PREÇOS BEM MENORES DO QUE ÀS SITUADAS NOS ENTORNOS ADENSADOS DO GRANDES PORTOS AMERICANOS FUNCIONARÁ COMO UM GRANDE ENTREPOSTO COMERCIAL INTERCONTINENTAL, A ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO.

PURA GEOGRAFIA, GEOECONOMIA E GEOPOLÍTICA, COM UMA "QUEDA DE BRAÇO" QUE ESTÁ SOMENTE COMEÇANDO.

QUEM VIVER VERÁ!



Postagem em 30 de maio de 2014

EUROPEAN UNION E A ESTRATÉGICA ILHA CARIBENHA
REVENDO CONCEITOS E PRECONCEITOS EM NOME DA SOBREVIVÊNCIA ECONÔMICA NO CENÁRIO MUNDIAL, NA BUSCA DE UM ENTREPOSTO COMERCIAL DE POSIÇÃO ESTRATÉGICA QUE AUMENTE AS CHANCES DE APROVEITAR A RECUPERAÇÃO DOS EUA PARA MELHORAR SUA BALANÇA COMERCIAL, A UNIÃO EUROPÉIA ACENA COM RELAÇÕES COMERCIAIS COM A ILHA, ANTES MALDITA.
The European Union Approved Agreement To Start Political Relations, Trade, Cooperation With Cuba
http://www.ibtimes.com/european-union-approved-agreement-st…

The EU has given the green light to a reopening of relations with Cuba, putting an...
IBTIMES.COM|POR PATRICIA REY MALLÉN
Curtir ·  ·