terça-feira, 4 de novembro de 2014

NOS DIAS DE HOJE - PACEM ET CONCORDIAM NECESSARIUM





Link da imagem: http://nessacarla.blogspot.com.br/2011/01/deusas-do-direito.html

 A primeira coisa que me vem à mente é que precisamos urgente de um grande pacto de reconciliação nacional, com um olhar multiangular que se afaste dos respectivos umbigos, pois caso contrário não iremos a lugar algum. A história está repleta de exemplos.  

Mesmo quando os conflitos revestem interesses legítimos, ainda assim há necessidade da conciliação, na qual algumas perdas individuais podem significar a garantia de melhores ganhos para todos. 

A própria sociedade precisa aprender o caminho da não belicosidade, pois o corpo da Nação já se ressente dessa desarmonia visivelmente cultivada por muitos. 

Na seara do Direito precisamos aprender ou reaprender a ser menos litigiosos, embora muitos desses comportamentos parecem ser latentes na própria natureza humana, a qual nos cabe tentar lapidar como na pedra bruta, talvez buscando nos exemplos do passado esse cinzel que já nos falta.  

Na Roma antiga, berço organizacional e institucional do Direito, não era por acaso que o Templo da Deusa da Justiça ficava bem ao lado do da Deusa da Concórdia.  



DEUSA DA CONCÓRDIA
Link da imagem:  http://www.webring.org/l/rd?ring=novaroma;id=1;url=http%3A%2F%2Fwww%2Eoocities%2Eorg%2Fbr%2Flafaustus%2Faedes%2Faedes%2Ehtml