sábado, 22 de março de 2014

VOLTAREI À MINHA TERRA, QUANDO JÁ ESTIVER CANSADO DE ANDAR DE ESTRADA EM ESTRADA...



 
Jamais esquecerei a voz celestial de Teresa Salgueiro, quando o MADREDEUS apresentou-se em Belém do Pará, em 1999. Na praça, em frente ao antigo Palácio do Governo, hoje museu, em silêncio absoluto, cerca de 10 mil pessoas encantavam-se com a leveza da música. Pena que jamais se repetirá.


 
É claro que a voz instrumental celestial de Teresa Salgueiro, no MADREDEUS, ficará eternamente em nossos ouvidos, nossa memória e em nossos corações. Mas agora, teremos a oportunidade de assistí-la em outros estilos musicais. SUCESSO TERESA, queremos ouvi-la cada vez mais. 

   De Belém do Pará, a mais lusitana das cidades brasileiras. Aurelino Jr.



_____________________________________________________________________________


 
@AURELINOJR Porque dizes ser Belém a mais lusitana das cidades brasileiras?




 
@lobisomemjuvenil Prezado, Belém e o Pará têm uma colônia lusitana considerável e muitas de nossas cidades do interior repetem nomes de cidades portuguesas. No passado, Belém (o Grão-Pará), respondiam diretamente ao Vice-Reinado de Portugal, que funcionava como uma espécie de prefeitura remota. Nosso centro histórico, predominantemente de arquitetura colonial portuguesa, é um dos maiores em área. cont...




 
@lobisomemjuvenil - Em razão da forte influência lusitana, o Grão-Pará foi o último a aderir à Independência do Brasil, somente em 15 de agosto de 1823 e com resistência. Parte considerável dos empreendimentos comerciais e de serviços, de pequenos, médios e grandes, são tocados por lusitanos, hoje por seus filhos e netos que não perderam o contato com a "terrinha". Foram várias levas migratórias, em séculos..cont...



 
@lobisomemjuvenil - No inicio do século XX, era comum os portugueses daqui receberem sobrinhos e filhos de primos, média de 11 e 12 anos, com o recado " crie-os, torne-os homens", e um deles foi Vitor Guedes, que chegado ao Pará, por volta de 1906, por volta de 1918 retornou à Portugal para herdar e tocar o seu famosíssimo Azeite Gallo. Mas essa relação com Portugal reintensificou-se durante o período áureo da borracha, com intensa troca cultural.


 
@AURELINOJR De minha parte, obrigado por me contar essa história. Fiquei com vontade de conhecer Belém. Recentemente houve uma apresentação da Teresa aqui no Rio. Uma apresentação arranjada em cima da hora e eu só soube dois dias depois. Tenho uma atração pela cultura portuguesa. Pode tratar disso comigo sempre. Feliz Aniversário de Jesus e até breve.



 
Responder a este vídeo... Bem, tem mais.Obrigado pela oportunidade de abordar o assunto e um até breve e FELIZ NATAL


_________________________________________________________________________

sexta-feira, 21 de março de 2014

A HISTÓRIA DE TODOS NÓS - MUSEU DA REPÚBLICA DO PALÁCIO DO CATETE-RJ



"O PODER CORROMPE. O PODER ABSOLUTO CORROMPE ABSOLUTAMENTE"
John Emerich Edward Dalberg-Acton



A PASSAGEM DE DEZ LUSTROS DA RUPTURA DA ORDEM POLÍTICO-JURÍDICO-INSTITUCIONAL-DEMOCRÁTICA, NESTE MARÇO DE 2014, REMETE-NOS ÀS FARTAS LIÇÕES DA HISTÓRIA DE QUE EVENTOS DA ESPÉCIE, INDEPENDENTEMENTE DE SUA VERTENTE DESTRA OU CANHOTA E DO MAIOR OU MENOR IDEALISMO E DA PRETENSA BOA VONTADE OU MELHORES INTENÇÕES DE SEUS ENTUSIASTAS, SEGUEM DE FORMA INEXORÁVEL RUMO À DEGENERAÇÃO.


E TAL DEGENERESCÊNCIA, PRESENTE EM TODOS OS GRANDES MOVIMENTOS EM QUE SE OBTEVE O PODER ILIMITADO, LIGA-SE UMBILICALMENTE À PRÓPRIA IMUTÁVEL NATUREZA HUMANA.




PASSEI HORAS DE LEITURA E DE OBSERVAÇÃO NO MUSEU DA REPÚBLICA DO PALÁCIO DO CATETE, NA ANTIGA CAPITAL DO IMPÉRIO E DA REPÚBLICA E COMO UMA VIAGEM NO TEMPO ASSISTI DECORREREM OS EVENTOS DE NOSSA HISTÓRIA E NUMA IRRECUSÁVEL REFLEXÃO CULTIVEI A MAIS FIRME CONVICÇÃO DE QUE NÃO TEMOS O DIREITO DE LEGAR À POSTERIDADE NADA AQUÉM DO QUE UMA NAÇÃO PRÓSPERA E SOCIALMENTE MAIS JUSTA.

Março/2014
ASJ




A GRANDE VIAGEM NO TEMPO HISTÓRICO DE NOSSA NAÇÃO

Imagens que falam por si até a Era Vargas