domingo, 5 de junho de 2011

AURELINO SOUSA DOS SANTOS (SÊNIOR) - VIDA E TRAJETÓRIA PROFISSIONAL (05/06/1919 - 23/0UT/2004)




TEXTO DE JUNHO DE 2011:


"AURELINO SOUSA DOS SANTOS (SÊNIOR), EM 23 DE OUTUBRO DE 2004 NOS DEIXOU, PASSANDO UM LEGADO DE VIDA E EXEMPLO DE PROFISSIONAL, PAI E AVÔ.

A LONGA CONVIVÊNCIA COM ELE REPRESENTOU UM INESTIMÁVEL APRENDIZADO DE VIDA QUE ATÉ HOJE ME ACOMPANHA EM TODOS OS MOMENTOS EM QUE NECESSITO TER EQUILÍBRIO, RACIOCÍNIO E REFLEXÃO PARA SEGUIR A MELHOR TRILHA DE VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL. E HOJE FOI UM DESSES DIAS EM QUE, LONGE DE MINHA TERRA, ESTOU TENDO A OPORTUNIDADE DE REESCREVER MINHA PRÓPRIA TRAJETÓRIA DE VIDA PARA NOVOS DESAFIOS PROFISSIONAIS.

AURELINO SANTOS JR.


UMA DESPEDIDA DE VIDA

Eram cerca de 21 horas do dia 22 de outubro de 2004 e após três meses de visitas ininterruptas (3 x ao dia) na UTI aproximei-me do leito e vi que tiras de gaze recobriam a vista daquele homem que parecia não querer se curvar ao infortúnio lento que o Parkinson lhe impingia, desde aquele diagnóstico no ano de 1994.

Já sabíamos todos que, há quatro dias, os rins não mais funcionavam e todo o seu sistema vital já estava irremediavelmente comprometido. No entanto, dois dias a mais se passavam das previsões médicas de que o organismo normalmente resistiria em quadros da espécie.

Virei-me para a equipe médica e agradeci pelos meses de dedicação e disse-lhes que tinha certeza de que não haveria a próxima visita e ficou-me na memória aquela imagem que parecia já estar acostumado daquele homem de 85 anos que ainda mantinha a cor negra natural de seus cabelos e que por isso parecia, fisionomicamente, muito mais jovem do que seus companheiros de UTI.

Foi a última vez que o vi em vida, pois à uma hora da madrugada do dia 23 de outubro de 2004 ele nos deixou, impregnando-me de forma indelével com tudo o que ensinara com seu jeito de ser nos muitos anos de convivência.

Até hoje parece que consigo conversar com ele, principalmente, nos momentos em que tenho que ter serenidade para enfrentar as decisões que sempre temos que tomar no curso da vida.

Até um dia Aurelino (o original)

Em todos os 23 de outubro de minha estadia nesta Mãe GAIA.

ASJ



AURELINO SOUSA DOS SANTOS (SÊNIOR) - 05.06.1919 - 23.10 2004

AURELINO PAI NOS DEIXOU PASSANDO UM LEGADO DE VIDA E EXEMPLO DE PROFISSIONAL, PAI E AVÔ.

A LONGA CONVIVÊNCIA COM ELE REPRESENTOU UM INESTIMÁVEL APRENDIZADO DE VIDA QUE ATÉ HOJE ME ACOMPANHA EM TODOS OS MOMENTOS EM QUE NECESSITO TER EQUILÍBRIO, RACIOCÍNIO E REFLEXÃO PARA SEGUIR A MELHOR TRILHA DE VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL.

NO DIA 05 DE JUNHO DE 2014, SEU ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO, COMO NUM FILME PASSARAM MUITAS E MUITAS LEMBRANÇAS DE TEMPOS ESPECIAIS.

GRATO PAI POR TER SIDO TÃO PRESENTE EM MINHA VIDA, DE TAL FORMA QUE ATÉ HOJE E ENQUANTO EU RESPIRAR O SENHOR AINDA HABITA NOS MEUS PENSAMENTOS E NO MELHOR CANTO DO CORAÇÃO.

AURELINO SANTOS JR.















   A GERAÇÃO QUE COM ELE CONVIVEU

AURELINO SOUSA DOS SANTOS (SÊNIOR)*, VIDA E TRAJETÓRIA PROFISSIONAL


   DE ÚLTIMO INSPETOR/ADMINISTRADOR DA ANTIGA ALFÂNDEGA DE BELÉM, À ATUAÇÃO, APÓS APOSENTADO, NA UNAFISCO/SINDIFISCO

                  O COGNOME DE: 


      " O PRÍNCIPE DOS AUDITORES FISCAIS"


* 05.06.1919 -  23.10.2004

      Uma trajetória assentada em estudos, competência e ética profissional, exemplos de coleguismo, tenacidade, coragem e reconhecimento de um servidor que ingressa num órgão público, como datilógrafo, e num período de 10 anos, chega à condição dirigente máximo.


ATO DE NOMEAÇÃO COMO ÚLTIMO INSPETOR/ADMINISTRADOR DA ANTIGA ALFÂNDEGA DE BELÉM

Último gestor da antiga Alfândega de Belém. Último de uma estirpe de aduaneiros, que começou antes do Brasil Império e que foi responsável pela expansão e preservação de nossas fronteiras geográficas, no caso a ampliação das fronteiras amazônicas, desde os tempos coloniais.

GABINETE DO INSPETOR/ADMINISTRADOR DA ALFÂNDEGA DE BELÉM




O INÍCIO DA CARREIRA NA ANTIGA  ALFÂNDEGA DE BELÉM

DATILÓGRAFO
Aprovado em concurso público para a função de Datilógrafo, o acadêmico de Direito (formado em 1958), Aurelino, foi o segundo colocado, tendo o primeiro, sido seu colega e amigo Cândido Panário Moura.



A ASCENSÃO FUNCIONAL - AGENTE FISCAL DO IMPOSTO ADUANEIRO

Aurelino, já formado em Direito, não ficaria muito tempo na função de Datilógrafo da Alfândega, sendo aprovado no concurso público para a carreira de Agente Fiscal do Impôsto Aduaneiro (com circunflexo mesmo).





NA SECRETARIA DA ALFÂNDEGA - INSPETOR-SUBSTITUTO

Aurelino fora convidado a assumir a Secretaria da Alfândega, quando da chegada do novo Inspetor, no início do ano de 1964, mas por discordar de alguns pontos adotados pela nova gestão, Aurelino declina dessa função e retorna para a 2ª Seção da Alfândega.

Mas a nova gestão não passaria de 31 de março de 1964, sendo deposta pela Regime Militar de 1964.



Com a nomeação do novo Inspetor, pelo Governo Castelo Branco, Aurelino é convidado a reassumir o cargo de Secretário da Alfândega, substituto legal do Inspetor da Alfândega. Daí seria um passo para ser o mais cotado para assumir o mais alto posto da antiga Alfândega de Belém, o que se daria no ano de 1968. 


Alguns anos após

Nomeado por Clóvis de Almeida Mácola como Inspetor-Substituto da Alfândega






1968 - A POSSE COMO INSPETOR/ADMINISTRADOR DA ANTIGA ALFÂNDEGA DE BELÉM, FICANDO ATÉ A EXTINÇÃO DO ÓRGÃO ADUANEIRO QUE PASSARIA A INTEGRAR A SUPERESTRUTURA DA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL 











A IMPLANTAÇÃO DA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL - 1969/1969




A TRANSIÇÃO:    De novembro de 1968 até janeiro de 1969, todos os chefes dos órgãos federais que seriam extintos para integrar a nova estrutura fazendária, reuniram-se no Edifício do Ministério da Fazenda, no Rio, para participar do Seminário de Treinamento de Administradores Tributários,sendo que no retorno aos seus estados de origem, teriam a missão de implantar a Receita Federal.


UM PAI QUE, DESDE CEDO, FAZIA QUESTÃO DE ME LEVAR PARA CONHECER O MUNDO QUE EU ENFRENTARIA - 1968/69 E LÁ ESTAVA EU, COM 15 ANOS (sem terno), NO ENCERRAMENTO DO TREINAMENTO QUE FORA DADO PELO CENTREMFA-CENTRO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO PESSOAL DO MINISTÉRIO DA FAZENDA, AOS DIRIGENTES DAS REPARTIÇÕES FISCAIS FEDERAIS DE TODO O BRASIL, INCORPORADAS NA IMPLANTAÇÃO DA NOVA SUPERESTRUTURA DA RECEITA FEDERAL.






O ÚLTIMO ATO DE AURELINO, COMO ADMINISTRADOR DA ANTIGA ALFÂNDEGA DE BELÉM, PARA A SEGUIR INTEGRAR A NOVA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL




AURELINO NA CHEFIA DA DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DA RECEITA FEDERAL - 2ª R.F.



TRABALHO RELEVANTE - ESTUDOS E LEVANTAMENTOS SOBRE A VIABILIDADE DA ZONA FRANCA DE MANAUS, IMPACTOS SOBRE A ECONOMIA.












AURELINO, SUPERINTENDENTE-ADJUNTO DA RECEITA FEDERAL - 2ª R.F.





COORDENAÇÃO DO CURSO PROGRAMADO DE SUPERVISÃO PARA A REFORMA ADMINISTRATIVA, MINISTRADO AOS FUNCIONÁRIOS DA SUPERINTENDÊNCIA DA RECEITA FEDERAL - 2ª REGIÃO FISCAL






AURELINO, DELEGADO DA RECEITA FEDERAL EM BELÉM, COM JURISDIÇÃO NO ESTADO DO PARÁ E TERRITÓRIO FEDERAL DO AMAPÁ  













1970  -  TREINAMENTO NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, JUNTO COM OUTROS DELEGADOS E SUPERINTENDENTES DE TODO O BRASIL - TRIBUTAÇÃO AMERICANA
















APOSENTADORIA EM 1973 - 37 ANOS DE SERVIÇOS PÚBLICOS




INSTALAÇÃO DA COBECCOMPANHIA BRASILEIRA DE ENTREPOSTOS E COMÉRCIO - CENÁRIO DO COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO

Após sua aposentadoria, Aurelino assumiu a gerência, em Belém, da referida empresa que, sendo subsidiária do Banco do Brasil S.A., funcionava como Trading Company e entreposto aduaneiro de importação e exportação, sendo uma das empresas criadas pelo Governo Brasileiro para alavancar a participação dos produtos brasileiros no comércio internacional. 


................................................................


AS ATIVIDADES NA UNAFISCO SINDICAL - O APOSENTADO MAIS ATUANTE NA SECRETARIA JURÍDICA - O RECONHECIMENTO DOS COLEGAS QUE O COGNOMINAVAM, AFETUOSAMENTE, COMO: 


"O PRÍNCIPE DOS AUDITORES FISCAIS"