sexta-feira, 14 de agosto de 2015

ARTIGO CIENTÍFICO: SOJICULTURA E MERCADO DE TERRAS NA AMAZÔNIA, por Solange Gayoso



SOJICULTURA E MERCADO DE TERRAS NA AMAZÔNIA

Resumo: Este artigo apresenta os resultados obtidos na pesquisa sobre a relação da sojicultura com o mercado de terras na Amazônia, com recorte de pesquisa nos municípios que compõem a região do Baixo Amazonas, usando como procedimentos metodológicos o levantamento bibliográfico e estatístico, acrescido de pesquisa de campo e levantamento de dados dos imóveis rurais registrados junto ao Cartório do 1º Oficio de Santarém-Pará, no período de 1997 a 2009. Conclui que o volume de áreas plantadas, em parte, foi composto pela negociação de imóveis abaixo de 100 ha que, em sua totalidade, correspondem a Títulos de Reforma Agrária emitidos pelo INCRA, agravando, assim, a concentração de terras rurais na região.


http://www.revistapoliticaspublicas.ufma.br/site/
https://www.facebook.com/solange.gayosocosta?fref=ts


Solange Maria Gayoso da Costa
Assistente Social;
Especialista em Habitat Amazônico pelo NAEA/UFPª;
Mestra em Sociologia pela UFPª.;
Doutora em Ciências Socioambientais pelo Programa de Pós-
Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido
(NAEA/UFPA);
Professora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
(PPGSS) do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da
Universidade Federal do Pará (UFPA);
Pesquisadora do programa Nova Cartografia Social da Amazônia.
E-mail: solgayoso@ufpa.br


NOTAS
1 Os dados aqui apresentados foram obtidos durante a pesquisa
e elaboração da tese de doutorado da autora, defendida
em junho de 2012, no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
(NAEA/UFPA), intitulada Grãos na floresta: estratégia
expansionista do agronegócio na Amazônia.

FAC-SÍMILE DO ARTIGO:





















LINK RELACIONADO À MATÉRIA: 


ABORDAGEM SOBRE O AGRONEGÓCIO DE GRÃOS E SEUS IMPACTOS NA AMAZÔNIA

http://aurelinojr.blogspot.com.br/2013/06/abordagem-sobre-o-agronegocio-de-graos.html


TESE DE DOUTORADO, DA PESQUISADORA DO NAEA,SOLANGE GAYOSO, SOB O TÍTULO: "GRÃOS NA FLORESTA: ESTRATÉGIA DO AGRONEGÓCIO NA AMAZÔNIA"


IMAGENS VARIADAS:





Videos:

Link do Vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=ozsByhRwA5E

IPPUR UFRJ Seminário "Cartografias sociais e território" SOLGAYOSO COMPONDO A MESA

Seminário "Cartografias sociais e território"

4 a 5 de Dezembro de 2008
Local: Casa da Ciência da UFRJ




SOLGAYOSO, IPPUR-UFRJ - NOVA CARTOGRAFIA SOCIAL, FALA FINAL
FALA FINAL DA PESQUISADORA SOLGAYOSO EM EVENTO REALIZADO NO IPPUR (CASA DA CIÊNCIA) UFRJ, EM DEZEMBRO DE 2008

Link do Vídeo:  
https://www.youtube.com/watch?v=_QDlYB9w5lM






























CULTURAL-REALÍSTICO - ELES E ELA NOS "AGOSTOS" DA VIDA




ELES AMAVAM-NA PERDIDAMENTE E COM ELA SEMPRE VIVERAM NA MAIS PLENA HARMONIA, CRESCENDO E PROSPERANDO.  PORÉM UM DIA, NUM TRISTE E LAMENTÁVEL DIA, ELA PARTIU, AFASTOU-SE, IMPIEDOSAMENTE, DEIXANDO-OS COMO SE ÓRFÃOS FOSSEM.

DESDE LÁ A SAUDADE FALA MAIS ALTO OMBREANDO COM AS VOZES SPERNIANDIS E COM AS CADA VEZ MAIS ESTRIDENTES LAMÚRIAS. E ELES SÓ FALAM NISSO TODO DIA, O DIA TODO. 

MAS AGORA, POR CEGAMENTE ACREDITAR, COMO O MAIS IRRACIONAL DOS APAIXONADOS, QUE ELA  ESTÁ COM OUTROS QUE A CULTIVAM E ENCHEM-NA DE MIMOS E CARÍCIAS MIL,  ELES REJEITAM-NA, VIVIFICANDO A INCESSANTE REPETIÇÃO DO MELHOR MOMENTO DAQUELA FÁBULA FAMOSA.  

MAS DA ESPERANÇA JÁ NÃO SE DISSE SER A ÚLTIMA A FENECER? 

AÍ RECRUDESCEM OS ÂNIMOS, LEVANTAM-SE AS TROMBETAS E OS CANHÕES.  E, COM ELES,  A PULSANTE, MAS SEMPRE PUSILÂNIME CERTEZA DE QUE DESTA VEZ VAI "A GOSTO", SEMPRE AGOSTO. 

terça-feira, 11 de agosto de 2015

PELO PRIMADO ABSOLUTO DO DIREITO E DA MAIS LÍDIMA "IUSTITIA"



Fonte da imagem:  Link da imagem: https://www.google.com.br/search

A PREVALÊNCIA DO DIREITO E SEUS PRINCÍPIOS BASILARES, QUE SÃO O AMÁLGAMA E O COROLÁRIO DA CONSTRUÇÃO DE QUALQUER NAÇÃO DITA CIVILIZADA, EM QUALQUER SITUAÇÃO, COLETIVA OU INDIVIDUALMENTE, CONSTITUI A MÍNIMA E INARREDÁVEL GARANTIA A TODOS NÓS DE QUE NÃO SE INSTALARÁ JAMAIS O PIOR ESPÍRITO DE DRACON, NUM CENÁRIO DE DANTE.

ESTA É A FORÇA DA SIMBOLOGIA DA BALANÇA QUE NÃO DEVERÁ SER ANTECEDIDA OU PRETERIDA, EM NENHUMA HIPÓTESE, PELA ESPADA E SIM COM ELA EQUILIBRADA, BEM COMO A VENDA QUE REPRESENTA A IMPARCIALIDADE E EQUIDISTÂNCIA ENTRE AS PARTES, PARA SOMENTE ASSIM ASSEGURAR A IMPRESCINDÍVEL JUSTIÇA.

A HISTÓRIA ESTÁ REPLETA DOS MAIS PERVERSOS EXEMPLOS DAQUELES QUE DESSA ESSÊNCIA SE AFASTARAM.


O PRIMADO DO DIREITO CONSTITUI O COROLÁRIO DA VERDADEIRA JUSTIÇA

Ninguém está, realmente, acima da lei e notadamente os operadores institucionais do Direito, a quem cabem, inarredavelmente, preservá-la, para garantir seu mais fiel cumprimento.

A eterna luta do Direito, em séculos de evolução civilizacional, sempre deu-se e dá-se contra o seu vilipêndio oficial ou não, na salvaguarda de preciosos Princípios e Fundamentos que são vitais a todos nós e que, não raras vezes, foram forjados a ferro, fogo e sangue, desde as brumas dos tempos mais nebulosos da História Universal.


E justo por isso os clamores mais belicosos do espírito de cada época não podem vir a aniquilar com essas verdadeiras conquistas da civilização e nosso passado está repleto de nefastos exemplos de quem delas se afastou.



AS FRONTEIRAS DO DIREITO E SUAS INTERRELAÇÕES COM AS MÚLTIPLAS REALIDADES

A ciência do Direito, por sua ímpar característica de perpassar todo o campo de autuação humana, detém a melhor chance de capturar todos as nuances das múltiplas realidades e com ela enriquecer seu universo científico.


Temos que reconhecer que os melhores exemplos e os melhores alertas sobre nosso afastamento das realidades, sempre virão de fora das fronteiras do "mundo jurídico", da vida real.


Nossas mentes e corações devem estar sempre sensíveis a identificar essas múltiplas realidades. Romper as limitações "tribais" de nossas liturgias e reconhecer que todas as experiências e visões vindas do universo não jurídico são a fonte inesgotável da necessária evolução e reaproximação da área jurídica com o mundo cotidiano.

O Direito nas brumas do tempo e da História

"Sem dúvida, os verdadeiros representantes da paidéia grega não são os artistas mudos - escultores, pintores, arquitetos - mas os poetas e os músicos, os filósofos, os retóricos e os oradores, quer dizer, os homens de Estado. No pensamento grego o legislador encontra-se, em certo aspecto, muito mais próximo do poeta que o artista plástico: é que ambos tem uma missão educadora, e só o escultor que forma o Homem vivo tem direito a esse título."

PAIDÉIA - A FORMAÇÃO DO HOMEM GREGO - Werner Jaeger - Martins Fontes Editora Ltda. Pág. 13 - Lugar dos Gregos na História da Educação.

"......No pensamento grego o legislador encontra-se, em certo aspecto, muito mais próximo do poeta que o artista plástico...."

O que se perdeu? 

Ao legislador que, com seu mister, interfere na vida e no cotidiano das pessoas, qual deverá ser seu atributo mais nobre e relevante? 

O conhecimento do processo legislativo, das doutrinas jurídicas, da política (no sentido moderno) ou do que mais?


 "...o legislador encontra-se, em certo aspecto, muito mais próximo do poeta......" 

Que atributo teria o poeta, ao qual o verdadeiro legislador deveria, em certo aspecto, se lhe estar mais próximo?


"Todos os povos criaram o seu código de leis; mas os Gregos buscaram a “lei” que age nas próprias coisas, e procuraram reger por ela a vida e o pensamento do homem." 

PAIDÉIA - A FORMAÇÃO DO HOMEM GREGO - Werner Jaeger - Martins Fontes Editora Ltda. Pág. 9 - Lugar dos Gregos na História da Educação.

Não há Direito sem reflexão, sem filosofia e sem profundo conhecimento da natureza humana. O que se perdeu na sistematização do Direito, pelos Romanos? O que se perdeu de civilizacional, nesse longo caminho?

O DIREITO EXISTE PARA O QUE ACONTECE NA VIDA REAL


Em todos os 11 de agosto

Aurelino Sousa dos Santos Júnior
Advogado - OAB/PA nº 2943

Agosto de 2015, mês da instituição dos cursos jurídicos no Brasil.







   AGOSTO DE 1979 - CURSO DE DIREITO DA UFPª - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ