domingo, 9 de janeiro de 2011

PARTIDA PREMATURA - INTEMPERANÇAS - VIDAS INTERCRUZADAS, romance de Aurelino Jr - Fragmento Terceiro

FRAGMENTO TERCEIRO - PARTIDA PREMATURA 
ESCALA DO TEMPO: 1996
                
        O telefonema, uma amiga em comum chorando: "nosso amigo está mal, desacordado, tirei-o da cama, de ambulância ,e levei-o para o Rocha Maia, aquele que fica ao lado do Pinel.  Ele estava na cama há uma semana e proibira os da casa de avisar os amigos ou parentes.  Se não fosse uma vizinha alertá-los que poderiam ser responsabilizados, eu não teria sido avisada."
  
        Obrigado por me avisar, eu sabia que ele estava com problemas de saúde. Falei com ele ainda na clinica, no final da semana passada e combinei que pela terça ligaria, pois na segunda ele não iria trabalhar por causa de um exame de biópsia. Liguei na terça e havia um recado que só retornaria na quinta, mas que me ligaria mais tarde.  Não ligou, nem na terça e nem na quarta.  Então liguei para um amigo que morava no Leblon e pedi que fosse até seu endereço. 

       Mas alguns dias depois: Desde ontem ele apresentou considerável melhora, mas quando voltou à consciência brigou comigo, mas não estava brincando não. Disse-me que eu não tinha o direito de tê-lo socorrido, pois ele tinha feito o pessoal prometer que não avisasse ninguém. Disse,olhando direto nos olhos, que não tinha jeito e que eu só tinha conseguido adiar.

      Caramba, fiquei impressionada com essa atitude dele. Se bem que ele sempre teve um caráter forte, independente e ele deve saber o que estava dizendo, pois, profissionalmente, ele lida com doentes terminais. Aliás, ele é considerado um especialista nesse ramo da psicologia.

     Mas antes desse diálogo com a amiga comum, meu amigo do Leblon fora lá(na quarta) e disse que ele o recebeu bem e pediu que eu não me preocupasse, pois no sábado daria um jeito de me telefonar. Ele estava muito abatido, mas, durante toda a conversa não largou o cigarro.    

    Mas passados alguns dias:

   Nosso amigo foi-se. Mas até ontem parecia que iria sobreviver, tinha passado alguns dias bem disposto, após sair da UTI e já estava se alimentando e até recebera muitas visitas. Não tinha nenhuma idéia de que era tão querido, muita gente o procurou,  inclusive médicos e colegas psicólogos.

......          

Nenhum comentário:

Postar um comentário