terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O RUFAR DOS TAMBORES DO PIRATA INGLÊS

 





                     O RUFAR DOS TAMBORES NUMA LONDRES HORRORIZADA

         1945, final da Segunda Guerra Mundial.  O povo de Londres, apavorado, corria nas ruas buscando abrigar-se de um verdadeiro inferno que se abatia, trazido pelos foguetes  V1  e V2, criados pelo cientista alemão Werner Von Braun, precursores dos mísseis modernos, lançados da Alemanha com autonomia para alcançar a Inglaterra.

         No meio desse pavor indescritível, que fazia as pessoas correrem para as estações subterrâneas do Metrô, que eram o abrigo mais seguro, Rádio BBC de Londres transmitia, ininterruptamente, apenas o som de tambores rufando.

         E tal transmissão não era por acaso. Tinha um sentido, pois desde criança, todo súdito inglês sabia de uma história interessante havida entre um famoso pirata e sua amada Rainha Elizabeth I.

         O pirata mais famoso da história era Sir Francis Drake e a história era a seguinte:

         - Certa vez, tendo retornado de mais uma longa aventura singrando os mares do mundo, Drake presenteou a Rainha Elizabeth I com tambores duplos, dizendo que se a Sua Rainha ou a Inglaterra, um dia dele precisasse de ajuda, passado o tempo que passasse, bastava que ela rufasse, incessantemente, aqueles tambores que ele viria em seu socorro e de sua Pátria.

         – Portanto, voltando ao final da Segunda Guerra, a transmissão radiofônica do som de tambores rufando era uma mensagem para que o povo inglês não se desesperasse, pois a ajuda estava a caminho e realmente, em pouco tempo as forças aliadas descobriram e aniquilaram as bases de lançamento dos foguetes de Von Braun, capturando-o com vida. 

         – Anos depois, em 1969, sob a direção de Von Braun, oProjeto Apolo colocou o primeiro astronauta em solo lunar. O princípio desenvolvido em seus foguetes passou a ser,largamente, utilizado em todos os lançamentos espaciais, até os dias de hoje.

ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário