terça-feira, 16 de junho de 2015

O REJEITADO CAMINHO DAS "VEIAS' HIDROVIÁRIAS DE INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL

 AS VEIAS HIDROVIÁRIAS DE INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL





ENQUANTO DESDE O SÉCULO XIX A "GRANDE NAÇÃO DO NORTE" JÁ SE PREOCUPAVA EM DAR ABSOLUTA UTILIZAÇÃO AOS MODAIS DE TRANSPORTE DE MENOR CUSTO, COM INVESTIMENTOS CONSTANTES NO SEU PRINCIPAL EIXO FLUVIAL (MISSISIPI/MISOURI) E NA REORGANIZAÇÃO DE SUA MALHA FERROVIÁRIA, NUM DESENHO DE INTEGRAÇÃO COM OS CAMINHOS DAS ÁGUAS, FLUVIAIS E MARÍTIMOS, INVESTINDO TAMBÉM NA CONSTRUÇÃO DE ECLUSAS QUE SOMAM MAIS DE DUZENTAS, O "GIGANTE DO SUL", MESMO COM O ALERTA DE ALGUNS DE SEUS MAIS BRILHANTES FILHOS, COMO "DOM ROMUALDO ANTÔNIO DE SEIXAS" (EM 1826) E "EDUARDO JOSÉ DE MORAES" (EM 1869), AFASTOU-SE CADA VEZ MAIS DE SUAS PRIVILEGIADAS VOCAÇÕES GEOGRÁFICAS, DETENTORAS DE VÁRIOS EIXOS FLUVIAIS, BEM COMO DO INDISPENSÁVEL USO DE FERROVIAS INTEGRADAS COM OS DEMAIS MODAIS DE TRANSPORTE, PARA PRIVILEGIAR O MODAL RODOVIÁRIO DE LONGAS DISTÂNCIAS, QUE NA ESCALA DE CUSTO FICA LOGO ATRÁS DO AÉREO.

E A REALIDADE, A TAL REALIDADE APRESENTOU E CONTINUA APRESENTANDO SUA SALGADA CONTA, POIS MUDAR ESSE QUADRO PARA RECUPERAR O TEMPO PERDIDO PODE LEVAR VÁRIAS GERAÇÕES, IMAGINEM NUM AMBIENTE DE VISÍVEL E DIUTURNO CONFRONTO QUE CULTIVA NO SEIO DA NAÇÃO UMA PERMANENTE CONTENDA ENTRE INTERESSES, DIGAMOS, NADA REPUBLICANOS.


É CHEGADA A HORA DE UMA COALIZÃO NACIONAL OU NÃO IREMOS A LUGAR ALGUM.


     
                                   PLANO MORAES

 O MAGISTRAL E ESQUECIDO ESTUDO DE EDUARDO JOSÉ DE MORAES DE 1869 E SUA SEGUNDA EDIÇÃO EM 1894 - INTERLIGAÇÃO DE BACIAS FLUVIAIS, LIGANDO A AMAZÔNIA À REGIÃO PLATINA 



       O EIXO HIDROVIÁRIO NORTE AMERICANO









Nenhum comentário:

Postar um comentário