DEU NO VALOR ECONÔMICO - 06/05/2015http://www.valor.com.br/…/cientista-brasileira-da-airbus-va…
DESTAQUE MUNDIAL PARAUARA - CIENTISTA BRASILEIRA (PARAENSE DE ÓBIDOS), RADICADA NA FRANÇA, EM MISSÃO CIENTÍFICA EMPREENDEDORA NO BRASIL EM PROJETO DE AVANÇADA TECNOLOGIA.
ANA CRISTINA GALUCIO, DE ÓBIDOS-PA, AUTORIDADE CIENTÍFICA E UMA DAS MAIORES ESPECIALISTAS DO MUNDO EM MATERIAIS COMPÓSITOS E PRINCIPAL PESQUISADORA NA ÁREA DO AIRBUS GROUP INOVATIONS (AGI), ENGENHEIRA, 38 ANOS, PARTICIPANDO DA EQUIPE DE CIENTISTAS EM TRABALHO CONJUNTO COM A UNICAMP E PROJETO PARA DESENVOLVER NO PAÍS UMA TECNOLOGIA AVANÇADA PARA COMPONENTES DE USO AEROESPACIAL COMPLEXOS, COMO MICROPROCESSADORES, MEMÓRIAS QUE SÃO BASTANTE AFETADOS PELAS PARTÍCULAS DE ALTA ENERGIA DA ATMOSFERA.
PELA PRIMEIRA VEZ UMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA VAI ESTABELECER UMA CÁTEDRA DIRETAMENTE COM A INDÚSTRIA.
AGORA, ANA CRISTINA TERÁ A CHANCE DE TRABALHAR PELA PRIMEIRA VEZ NO BRASIL. APÓS QUINZE ANOS NA FRANÇA, A OBIDENSE FOI ESCOLHIDA COMO PESQUISADORA ASSOCIADA PARA O PROGRAMA DE PARCERIA QUE A AIRBUS FECHOU COM A UNICAMP PARA CRIAR UMA CADEIRA INDUSTRIAL NA FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA. É A PRIMEIRA VEZ QUE A AGI EMPRESTA ALGUÉM DO SEU GRUPO PARA TRABALHAR NO PAÍS, SEGUNDO INFORMAÇÕES DO DIRETOR-PRESIDENTE DO AIRBUS GROUP NO BRASIL.
NA BAGAGEM, ANA CRISTINA TRAZ A EXPERIÊNCIA DE TER TRABALHADO ATIVAMENTE EM PROGRAMAS ESTRATÉGICOS DO GRUPO AIRBUS, COMO O DESENVOLVIMENTO DE SEU MAIS NOVO E AVANÇADO JATO COMERCIAL A350, PARA ATÉ 370 PASSAGEIROS. A AERONAVE UTILIZA 54% DE COMPÓSITOS E 14% DE TITÂNIO, O QUE GARANTIU UMA REDUÇÃO DE PESO DE 20 TONELADAS, ALÉM DE DIMINUIR 40% DO CUSTO DE MANUTENÇÃO.
ANA CRISTINA É A ÚNICA BRASILEIRA E A ÚNICA MULHER, A INTEGRAR O GRUPO DE 800 PESQUISADORES DA AGI (AIRBUS GROUP INOVATION).
ALÉM DE TRABALHAR NA INDÚSTRIA AERONÁUTICA, A OBIDENSE OU "FIVELA" COMO SÃO CHAMADOS OS HABITANTES DE ÓBIDOS, TAMBÉM FOI APROVADA EM PRIMEIRO LUGAR NO CONCORRIDÍSSIMO CONCURSO NACIONAL PARA PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NA FRANÇA.
OS PESQUISADORES BRASILEIROS, INDIVIDUALMENTE, HÁ MUITOS ANOS NÃO FICAM AQUÉM DOS DE NENHUM PAÍS DO CHAMADO "PRIMEIRO MUNDO" E NÃO RARAMENTE SE DESTACAM ENTRE ELES.
NOSSO PAÍS SÓ PRECISA CONSEGUIR EDUCAR, PELO MENOS UMA GERAÇÃO, POIS NÃO MAIS PODEMOS SIMPLESMENTE PERDER CÉREBROS E TALENTOS QUE PODERIAM FAZER UMA ENORME DIFERENÇA SE MELHORES OPORTUNIDADES TIVESSEM.
Prezados(as)
Não há dúvida, prezados(as), que o prestígio, a respeitabilidade e a referência mundial científica da pesquisadora, influenciaram sobremaneira na decisão da AIRBUS de tocar em frente esse projeto de parceria com a UNICAMP, para criação de uma inédita cátedra industrial na faculdade de engenharia.
Tal feito configura e atende às recomendações que o cientista Jean-Jacques Servan Schreiber fez durante sua breve passagem no Brasil, em dezembro de 1985, num momento especial em que nossa Nação estava no limiar de uma esperada transformação política, com o retorno à democratização e as fortes esperanças no então presidente eleito Tancredo Neves.
No entanto, os anos se passaram e, a não ser por experiências esparsas nunca houve a tão sonhada integração entre a Academia e a indústria, na dimensão e na intensidade em que ocorreu com a experiência na Carnegie-Mellon, capitaneada por Servan-Schreiber e que se espraiou por mais de dez universidades americanas, alavancando, com isso, um desenvolvimento tecnológico sem precedentes.
Espero que a iniciativa da AIRBUS seja seguida por outras empresas e que, doravante, constitua um objetivo tenaz que se espalhe por outras universidades brasileiras. Também, espero que do "Ciência sem Fronteiras" estejam saindo da "casca do ovo" muitos outros jovens talentos e que se transformem, também, em destaques e que ao conseguirem o sucesso, tal como Ana Cristina, nunca esqueçam de olhar para a sua terra natal e busquem incessantemente influenciar a realização de mais parcerias com a Academia.
Maio de 2015
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