"Somos, em nossa
melhor essência humana, constituídos desse somatório de momentos especiais que
após passarem (ou nunca passarem), ficam parecidos com o mesmo material de que
são feitos os sonhos."
UMA RESTINGA TEMPORÁRIA, RESTRITA AOS MESES NÃO CHUVOSOS, QUE SE INTERPÕE ENTRE A FOZ CONJUNTA DOS RIOS TAPAJÓS E ARAPIUNS, E O RIO AMAZONAS, NA REGIÃO CONHECIDA COMO "BAIXO-AMAZONAS", NAS PROXIMIDADES DA CIDADE DE SANTARÉM-PARÁ
NA ÉPOCA DA CHAMADA "ESTIAGEM AMAZÔNICA", NOS MESES DE JULHO A NOVEMBRO, A RESTINGA SE AMPLIA, MANTENDO EM SEU CENTRO UM CANAL COM UM FILETE D'ÁGUA. NO ENTANTO, NO PERÍODO DAS CHEIAS ESSE MESMO CANAL SE TRANSFORMA NUM RIO CAUDALOSO, CERCADO DE ÁRVORES ISOLADAS, EM PEQUENOS GRUPOS OU MATAS FECHADAS E RELVAS, TODAS INUNDADAS. SURGEM, ENTÃO, CENTENAS DE CAMINHOS EM IGAPÓS E LAGOS ONDE A VIDA BORBULHA, INTENSAMENTE.
NAS MARGENS DO CANAL, OS CAMPOS, CERRADOS E FLORESTAS DÃO LUGAR A UM MUNDO DE ÁGUAS E DE RECANTOS CALMOS QUE DÃO ABRIGO A VERDADEIROS "SANTUÁRIOS" DA NATUREZA, COMO ONDE SE ENCONTRAM AS FAMOSAS VITÓRIAS-RÉGIAS, EM VARIAS CONCENTRAÇÕES DESSA PLANTA QUE HABITA NAS LENDAS DOS AMAZÔNIDAS ORIGINÁRIOS (POVOS DA FLORESTA) E O IMAGINÁRIO POPULAR BRASILEIRO
ELAS SÃO BELÍSSIMAS
MAS O PASSEIO É REPLETO DE IMAGENS ABUNDANTES DA NATUREZA, COMO O SALTAR DOS BOTOS CINZA E ROSA, QUE, INFELIZMENTE, NÃO CONSEGUI CAPTAR NAS LENTES.
ESSA MATA ESTÁ INUNDADA. NÃO HÁ CAMINHOS À PÉ.
ONDE HÁ ÁGUA, NA ÉPOCA DA ESTIAGEM, EXISTEM CAMPOS ENTRE AS ÁRVORES
A MAIOR PARTE DAS HABITAÇÕES SÃO SUSPENSAS EM PALAFITAS. ATÉ A IGREJA. NÃO HÁ TERRA FIRME NESSA ÉPOCA.
A MATA ESTÁ TODA INUNDADA E OS LUGARES QUE É POSSÍVEL ENTRAR, SOMENTE DE BARCOS PEQUENOS, CHAMADOS DE CANOAS OU MONTARIAS À REMO.
MUNDO DE ÁGUAS
PARADA PARA UM CAFÉ
ESTACIONAMENTO - "ESSE RIO É MINHA VIDA"
SIMPATIA E HOSPITALIDADE
SEM O GUIA, NÃO SABERIA RETORNAR
DE VOLTA AO RIO
EM TEMPO PARA ASSISTIR O ESPETÁCULO DA NATUREZA, NA RESTINGA DE ALTER DO CHÃO.
.../...
Música de referência: PAUAPIXUNA -Paulo André e Ruy Barata:
http://www.youtube.com/watch?v=pDOppRs0AsA
Nenhum comentário:
Postar um comentário